As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, são mostradas ao público pela primeira vez na Casa de Serralves.
Inaugurada a 30 de setembro de 2016, a exposição, designada ‘Joan Miró: Materialidade e Metamorfose’, é comissariada por Robert Lubar Messeri, destacado especialista mundial na obra de Miró, e tem projeto expositivo de Álvaro Siza Vieira. A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.O pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico e os processos de elaboração das suas obras são observados em detalhe. A exposição incluirá cerca de 80 obras de Joan Miró (do conjunto das 85 obras da Coleção) na sua maioria desconhecidas do público, incluindo seis das suas pinturas sobre masonite de 1936 e também seis sobreteixims de 1973.
Por ocasião da exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, é publicado um catálogo profusamente ilustrado com um ensaio da autoria do comissário. Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Serralves, considera que este é um momento único. "Estamos muito felizes por podermos permitir ao público um maior conhecimento da obra de Joan Miró, através daquela que será uma apresentação cativante e única desta coleção singular”, afirmou.
DE 10 MAR 2018 A 22 JUL 2018
A Fundação de Serralves apresenta na cidade italiana de Pádua a exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, composta por 85 obras da coleção Joan Miró, propriedade do Estado português. A exposição é apresentada na Fondazione Bano, uma relevante instituição cultural de Itália. Tem inauguração marcada para o próximo dia 9 de março, às 18h, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.
Após o enorme sucesso alcançado em Serralves, onde teve lugar a sua primeira apresentação pública entre outubro de 2016 a junho de 2017, com mais de 240 mil visitantes, e depois da apresentação no Palácio Nacional da Ajuda entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com 49.265 visitantes, a exposição segue agora para a Fondazione Bano, onde fica patente até julho de 2018.
A Fondazione Bano é uma importante instituição cultural italiana. Foi fundada em 1997 por Federico Bano, um empresário italiano da área da moda que adquiriu o Palácio Zabarella, em Pádua, com o objetivo de o recuperar e transformar num centro de artes e cultura. Desde a sua exposição inaugural em 1997 (uma retrospetiva do pintor francês Maurice Utrillo), a instituição já recebeu mais de 2 milhões de visitantes e organizou dezenas de exposições dedicadas à arte dos seculos XIX e XX, de artistas como Giacomo Balla, Francesco Hayez, Caravaggio, Gian Lorenzo Bernini, Anton Raphael Mengs, Picasso, Giorgio de Chirico, Antonio Canova, Modigliani, entre vários outros. A Fondazione Bano trabalha em estreita colaboração com os mais importantes museus e colecionadores de todo o mundo para apresentar aos seus públicos obras de reconhecido valor.
A exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” organizada por Serralves e que agora é apresentada nos espaços do Palácio Zabarella é, mais uma vez, coordenada por Marta Almeida, diretora-adjunta do Museu de Serralves, e comissariada pelo destacado especialista mundial na obra de Miró, o norte-americano Robert Lubar Messeri.
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981, debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver nos anos 20 do século passado. São abordadas as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria, observando-se em detalhe o pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico, bem como os processos de elaboração das obras.
Local: Fondazione Bano, Palazzo Zabarella, via degli Zabarella 14 – 35121 Pádua, Itália
VISITAR SERRALVES
Museu
Museu
Parque
Parque
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa do Cinema
Manoel de Oliveira
Casa de Serralves
Casa de Serralves