#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
O Erro como Aprendizagem - Arte e Espiritualidade
16 JUL 2019
Na Arte, como na Ciência, não existe um lado certo e um errado. Ambas são processos que decorrem tanto da história quanto do arrojo, do intuito, da vitalidade, do confronto com o desconhecido. Contra o saber científico de então, e apesar da ausência de instrumentos que o pudessem sustentar, Galileu percebeu que a física dos astros era igual à da Terra. Colocando em risco tanto a reputação quanto a vida, usou erros metodológicos, seus e alheios, para mudar mil e quinhentos anos de certezas geocêntricas. Hoje, a obsessão pelo sucesso, pela formatação do ensino vergado à ascensão social, castiga o erro como se este não nascesse da mão dos deuses que habitam a criatividade. O Homem erra porque tenta. E tentará sempre enquanto houver matéria que o provoque e espírito que se incendeie, pronto para a rebelião. 
Pedro Abrunhosa
Oradores:
Gonçalo M. Tavares
Professor Sobrinho Simões 

Comissariado do Ciclo de Conferências: Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto
Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970. Desde 2001 publicou livros em diferentes gêneros literários, traduzidos em mais de 50 países. É já um dos escritores de língua portuguesa mais traduzidos de sempre. Os seus livros receberam vários prêmios em Portugal e no estrangeiro. 
Com Jerusalém recebeu alguns dos mais importantes prémios.
Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), prêmio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.
Alguns outros prêmios internacionais: Prêmio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prêmio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). 
Foi por diferentes vezes finalista do Prix Médicis e Prix Femina.
Uma Viagem à Índia recebeu, entre outros, o Grande Prêmio de Romance e Novela APE 2011.
Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofônicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, etc. – bem como a inúmeras traduções.

Sponsor of the Conference Series
#
  • LocationAuditório
  • Schedule21h30 - 23h00
  • Days16 JUL 2019

Support this project.
Become a member.


Rua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
41º9'35.40"N
8º39'35.35"W
Serralves