Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
Aga Khan Music Initiative - Ensemble Aga Khan: Nova Música da Rota da Seda
20 MAR 2017
As rotas de comércio transeuroasiáticas conhecidas como Rota da Seda não serviam apenas de canal para trocas comerciais, mas fomentavam também um intercâmbio cultural que incluía música, músicos e instrumentos musicais.

No próximo dia 20 de março às 18h30 o Auditório de Serralves recebe o Ensemble Aga Khan com o concerto de música contemporânea "Nova Música dos confins da Rota da Seda”. Este Ensemble integra os mais talentosos músicos do programa Aga Khan Music Initiative, que trabalha com músicos de onze países da Ásia, África e Médio Oriente e celebra a diversidade cultural e o diálogo entre culturas e civilizações através das linguagens da arte e auxilia comunidades locais a desenvolver o seu património musical sob formas contemporâneas.

O ensemble Aga Khan vem a Portugal para uma série de três concertos. A estreia acontece no Auditório de Serralves a 20 de março, seguida de uma apresentação na Assembleia da República e no Centro Ismaili, em Lisboa, a 21 e 23 de março, respetivamente. 

A Aga Khan Music Initiative (AKMI) constitui um encontro artístico que recorda e reinterpreta encontros musicais imemoriais nos territórios da Rota da Seda histórica: os principais artistas da Aga Khan Music Initiative executam um recém-criado repertório de composições, improvisações e arranjos contemporâneos inspirados na tradição. Pensado para dar a conhecer a riqueza e a diversidade das tradições artísticas da região, este espetáculo celebra a nova música e honra a festividade mais acarinhada e venerada da região: o Navroz, que dá as boas-vindas à primavera. 

O Ensemble Aga Khan é composto por alguns dos mais talentosos músicos da Aga Khan Music Initiative, provenientes de Afeganistão, da China, de Itália e da Síria, exemplificando a forma como a criatividade musical foi historicamente influenciada pela confluência de diferentes culturas. Este grupo de músicos inovadores demonstra a transmissão das antigas tradições musicais a uma nova geração de executantes, mas também de públicos. Os músicos são Homayoun Sakhi (rubab afegão), Basel Rajoub (saxofone, duclar), Sirojiddin Juraev (dutar, tanbur), Salar Nader (tabla), Andrea Piccioni (tambores de marcação) e Feras Charestan (qãnun).

O concerto "Nova Música dos confins da Rota da Seda” é coproduzido pela Aga Khan Music Initiative, um programa do Aga Khan Trust for Culture, com sede em Genebra.

Acesso: Gratuito mediante levantamento de bilhete (emitido no dia) na receção - sujeito à lotação do espaço.


  • LocalAuditório de Serralves
  • Horário18h30 - 19h50
  • Dias20 MAR 2017
18h30 
Boas-vindas pela Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho

18h35 
Breve intervenção por um representante do Imamat Ismaili

18h40 
Apresentação do Ensemble pela diretora da Aga Khan Music Initiative, Fairouz Nishanova

18h50 
Espetáculo musical

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves