Facebook Linkedin Twitter
#
CAFÉ COM CIÊNCIA: De pássaros e ilhas, de bicos e sementes - como se forma uma espécie?
28 FEV 2016
Martim Melo é o convidado de mais um Café com Ciência.
Licenciou-se em biologia na Universidade de Lisboa, obteve um mestrado em biologia da conservação na Universidade do Cabo (África do Sul) e, o doutoramento sobre processos de formação de espécies em aves, na Universidade de Edimburgo (Escócia). 
É atualmente investigador de pós-doutoramento no CIBIO, investigador associado do Percy FitzPatrick Institute of African Ornithology, da Universidade do Cabo, e coordenador do programa de ornitologia do twin-lab entre o CIBIO-ISCED sedeado no Lubango (Angola).
Interessa-se pelo estudo dos processos responsáveis pela origem da biodiversidade – desde os fatores que levam à diferenciação de populações até à formação de novas espécies.
A sua investigação concentra-se no estudo da diversificação da avifauna da África sub-saariana e em particular das suas ilhas (oceânicas e ecológicas): centros de especiação, cuja simplicidade as torna particularmente adequadas para o estudo de um processo complexo. Muito do seu trabalho é desenvolvido nas ilhas do Golfo da Guiné, mas também em Cabo Verde, na apelativamente denominada Ilha Inacessível do arquipélago de Tristão da Cunha e, ainda, no ‘arquipélago’ de florestas de altitude do continente africano.
O seu trabalho utiliza uma combinação de dados ecológicos, morfológicos, comportamentais e genéticos, juntamente com experiências no terreno. Este trabalho tem implicações diretas para a conservação, uma componente importante da sua atividade, não só pela informação detalhada que oferece sobre centros de biodiversidade únicos, mas também por contribuir para a compreensão da capacidade dos organismos em adaptarem-se aos impactos humanos nos seus habitats. 
Tem um gosto especial em partir para sítios remotos com o objetivo de descrever/descobrir a biodiversidade que aí se encontra.

Acesso: 1€
Lotação: sujeito à lotação do espaço


Imagem: Fotografia de Alexandre Vaz

Apoio
#
#
Parceiro
#
Fornecedor Oficial
  • LocalBiblioteca (Museu)
  • Horário11h00 - 12h00
  • Dias28 FEV 2016

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves