Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
CURSO PLANEAMENTO EM PERMACULTURA (PDC) - 4ª edição
de 07 FEV 2015 a 19 ABR 2015
Desde 2012 que Serralves tem vindo a organizar e a proporcionar cursos de Permacultura em ambiente urbano, acompanhando e incentivando a expansão deste movimento em Portugal e no mundo. Dentro do espaço da Quinta de Serralves, no Porto, têm-se vivido momentos únicos de aprendizagem, num ambiente de grande partilha de conhecimentos e experiências que nos incentivam a "ser a mudança que queremos ver no mundo”. 

Este ano o Serviço Educativo de Serralves tem o prazer de lançar o 4º Curso de Permacultura e convida todos os interessados a inscreverem-se e a participar. O curso oferece uma "viagem” de seis fins de semana alternados pelo mundo da Permacultura, será ministrado em português e os participantes que cumprirem todas as horas de formação obterão um certificado oficial da «British Permaculture Association» de realização de um "PDC – Permaculture Design Course” – o curso de 72 horas criado por Bill Mollison.

Dentro da cidade, no espaço da Fundação de Serralves, serão desenvolvidas várias atividades teórico-práticas. O curso conta ainda com formações específicas dadas por formadores convidados, visita a quintas com sistemas de Permacultura e um fim de semana de vivência comunitária, que permitirá visualizar algumas soluções práticas implementadas e partilhar experiências num ambiente natural.

PERMACULTURA significa "cultura permanente” e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É um sistema de design ecológico e inteligente, baseado nos princípios das leis da natureza e nas suas interligações, que proporciona uma série de ferramentas para podermos construir e viver em habitas naturalmente mais estáveis e equilibrados. É uma filosofia e abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, ciclos de nutrientes, solo, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes. Este termo conhece a sua origem com Bill Mollison e David Holmgren, e tem inspirado diversos movimentos sociais na direção de vidas socialmente mais justas e ecologicamente sustentáveis.

Objetivos do curso 
- Ensinar e difundir a Permacultura.
- Orientar os participantes num caminho de transformação para uma vida mais ecológica, sustentável e natural. 
- Oferecer um curso completo de Permacultura no Porto, em horário acessível a quem trabalha.
- Ensinar a Permacultura na cidade, proporcionando ainda experiências no campo.

Formadores: Yassine Benderra e Joana Costa

O programa decorre aos sábados e domingos, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nas datas indicadas. Ao longo de mais de 80 horas de atividades, serão abordados os temas fundamentais da Permacultura e dinamizadas muitas experiências práticas.


Yassine Benderra
Licenciado em Osteopatia em Inglaterra (2004), toma contacto com a Permacultura pela primeira vez no âmbito de uma viagem à América do Sul em 2005/6. Nesta viagem conhece de perto várias comunidades que lutavam para suprir necessidades básicas e, da vontade de contribuir para a melhoria das suas condições de vida, surge a oportunidade de realizar um curso de design de Permacultura no Equador, o qual lhe oferece um modelo de desenho de soluções simples que constituíram respostas com impactos notáveis e visíveis. Em 2007 volta para Portugal com vontade de pôr em prática a Permacultura e dá os primeiros passos na criação de uma Eco comunidade (TerraMoja). 
Desde então tem participado em várias experiências comunitárias, projetos e palestras sobre Permacultura. Desde 2009 dirige um pequeno negócio de construção de Yurts da Mongolia (JoYas Da Terra). 
Em 2011 trabalhou como agricultor no Instituto do Vale da Lama (1º Instituto de Permacultura Português em constituição) e concluiu o Diploma em Permacultura, que lhe permite certificar os Cursos de Design em Permacultura através da Associação Inglesa de Permacultura. 
Em 2012 e 2013 participou na preparação e orientação dos PDC que decorreram na Fundação de Serralves (de janeiro a abril). Dedicou-se também, em colaboração com Joana Costa e o Espaço Compasso no Porto, a dar vida a um jardim produtivo em ambiente urbano, que serviu de base para a realização de mais um PDC e vários outros workshops e encontros. 
Durante os anos de 2012 e 2013 colaborou na construção de uma casa ecológica de fardos de palha em Castelo de Paiva. 

Joana Costa
Apaixonada desde sempre pelo mundo natural, formou-se em Microbiologia em 2005. Em 2006 começou a dedicar-se à Educação Ambiental, participando no projeto "Terra das Crianças”, na Amazónia peruana, e exercendo várias ações de voluntariado no Porto com a associação "Terra Viva”. 
Em 2008 optou por deixar a cidade e dedicar-se à vida no campo, onde tem aprendido e desenvolvido técnicas de sustentabilidade e conhecimentos sobre uma vida mais ecológica. Nesse ano participa na criação da comunidade intencional – Terramoja e em 2009 inicia um pequeno negócio de construção de Yurts da Mongolia (JoYas Da Terra). Em 2010 faz o curso de Design de Permacultura (PDC) com Max Lindegger, especialista em Eco aldeias. Durante o ano de 2011 trabalha como agricultora para o Instituto de Permacultura da Quinta do Vale da Lama. Em 2012 e, juntamente com Yassine Benderra, começa a participar na formação e divulgação da Permacultura através da organização e participação em dois PDCs. O primeiro de janeiro a março na Fundação de Serralves e, o segundo, de abril a julho na Associação Espaço Compasso.

Ética Ambiental
O curso tem o intuito de formar pessoas mais conscientes, capazes de agir como catalisadores de mudança positiva, no sentido da construção de modos mais sustentáveis de habitar o mundo.

Ética Social
O curso é orientado para apoiar a resiliência e estimular a autonomia dos participantes na procura de novas formas de olhar o mundo e na busca de soluções alternativas para resolver os problemas e desafios do dia-a-dia.
O valor do curso foi estimado de forma a cobrir os custos inerentes à sua realização, encontrando-se sempre presente a preocupação de encontrar soluções ecologicamente conscientes e financeiramente menos expressivas, de forma a oferecer um custo de participação tão baixo quanto possível. 

Espaço de formação
Todas as sessões do curso, com exceção das Visitas de exterior às Quintas, realizam-se em salas de formação no Espaço.Parque (Quinta de Serralves) – acesso pela Rua Bartolomeu Velho 141.
Estão previstas paragens a meio da manhã e tarde para chá/café e pão com compota. O almoço encontra-se a cargo dos participantes, sendo no entanto possível a quem o desejar trazer a sua refeição e almoçar informalmente na Quinta de Serralves.

Fim de semana de vivência comunitária
Fim de Semana de vivência comunitária
Este fim de semana permitirá participar em aulas de campo, onde é possível observar a implementação prática de várias técnicas abordadas durante o curso. Pretende também proporcionar um momento de convívio entre todos os participantes, com experiências de trabalho em grupo e momentos de lazer. Este ano iremos até à Quinta das Águias em Paredes de Coura e aos Arcos de Valdevez visitar a Quinta do Barbeito.
Programa:

7 de Março
08h00 – Saída do Porto
10h00 – Chegada à Quinta das Águias
11h00 – Visita guiada à quinta e atividades de grupo
13h00 – Almoço
14h30 – Trabalhos no campo
17h00 - Oficina de cozinha saudável vegetariana
19h30 – Jantar
20h30 - Limpeza conjunta do espaço
21h00 – No talent Show!

8 de Março
08h00 – Pequeno-almoço
09h30 – Saída para os Arcos de Valdevez
10h30 – Visita guiada à Quinta do Barbeito com considerações sobre o design
13h00 – Almoço
14h30 – Trabalhos no campo
16h30 – Conversa sobre o fim de semana
17h00 – Regresso ao Porto

O alojamento está previsto para a noite de Sábado na Quinta das Águias, onde estarão disponíveis:
- Quartos partilhados (1 quarto para 6 pessoas, 2 quartos para 4 pessoas)
- Zona de campismo e sala para dormitório comum
- Casas de Banho e duche quente
- Sala de Refeições
- Sala para atividades de grupo

Este fim de semana irá realizar-se no início da Primavera, pelo que é importante os participantes levarem equipamento adequado para a chuva e frio.
A comida será vegetariana maioritariamente biológica e local, inclui: 1 pequeno-almoço, 2 almoços, 1 jantar e fruta.
O transporte a partir do Porto será efetuado de carro, partilhando boleias entre todos, as pessoas que levarem carro serão ressarcidas da despesa.

TARIFÁRIO
Inscrição: 340,00 euros.

INSCRIÇÕES
Poderá realizar a sua inscrição:
- Na receção do Museu: de 2ª a Domingo, no horário de funcionamento;
- Por transferência bancária à ordem de Fundação de Serralves NIB: 0010.0000.86451970001.02 - enviando comprovativo e dados da inscrição por e-mail para a.silva@serralves.pt
Os dados necessários para a inscrição são: nome completo, idade, endereço de e-mail, telefone/telemóvel.
A inscrição está sujeita a confirmação mediante vagas existentes. É respeitada a ordem de entrada. 
A inscrição concede acesso gratuito ao Museu nos dias do curso.
Atribuição de certificado oficial pela Associação de Permacultura em Inglaterra - "Permaculture Design Certificate”.

INSCRIÇÃO SOCIAL
O curso prevê 2 inscrições sociais com preço reduzido em 50% para facilitar o acesso a pessoas com menos recursos financeiros. 
Quem desejar candidatar-se à inscrição social deve fazer uma exposição por escrito e enviar para o e-mail a.silva@serralves.pt, justificando a necessidade em recorrer à inscrição social. 
Cada pedido será analisado caso a caso e a decisão caberá à organização do curso.

CONDIÇÕES E DESCONTOS
Pagamento no ato de inscrição.
10% desconto para Amigos de Serralves.
A realização do curso implica a inscrição de um número mínimo de participantes.
Por motivos imprevistos o programa pode estar sujeito a alterações de calendário. 

DESISTÊNCIAS
A desistência de participação no curso deve ser realizada com uma antecedência mínima de 5 dias úteis. O reembolso é efetuado no prazo de 30 dias após o envio, pelo participante, do original do recibo e NIB.

Programação/Coordenação
Elisabete Alves, Fundação de Serralves
Joana Costa e Yassine Benderra

Produção
Anabela Silva, Carla Almeida, Fundação de Serralves


  • LocalEspaço.parque (Quinta)
  • Dias 07 FEV 2015 - 19 ABR 2015

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves