Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ESCOLHAS, ROTAS E DESVIOS: PESQUISA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO
13 SET 2017
Com Valquíria Prates, educadora, curadora e escritora.

Exposições de arte contemporânea são pontos de encontro entre arte, educação e outras áreas do conhecimento presentes nos trabalhos de artistas, curadores e mediadores envolvidos na sua realização. Como agentes de transformação de ideias, professores e mediadores podem tornar-se participantes das proposições de contacto com questões locais e globais da atualidade, estabelecendo diálogos com repertórios e contextos de todos os envolvidos. 
Este encontro pretende abordar os sentidos e funções da criação na educação em arte, a partir dos procedimentos de trabalho de artistas que fazem parte da publicação "Incerteza Viva: processos artísticos e pedagógicos – 32ª Bienal de São Paulo” e de relatos de práticas de professores, tocando questões relacionadas com a interpretação, planeamento, realização e processos de avaliação como celebração em ações pedagógicas.

Sessão inserida no programa "MEDIAÇÃO/EDUCAÇÃO: PARA PENSAR A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI": programa de encontros dedicado a pensar a articulação entre educação formal e não formal e a contribuição desta para os novos caminhos da educação. Com este novo programa de encontros, dirigidos a professores de arte e de outras disciplinas, o Serviço Educativo de Serralves procura ser parceiro do professor e convidar investigadores e artistas para refletir, dialogar e questionar a Educação no e para o século XXI.

Lotação: 60 pessoas
Acesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)



Imagem: 32BSP - Educativo - Ações de Difusão. Ações de Difusão: Deslocamentos do corpo para uma aprendizagem inventiva, o Laboratório com professores e educadores no MASP discute os processos criativos dos artistas Francis Alÿs e Koo Jeong A. (c) Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo
Fundação
  • LocalBiblioteca de Serralves
  • Horário18h00 - 19h00
  • Dias13 SET 2017
  • Preço€ 3,00
Escritora, curadora e educadora, atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais realizando programas de educação, mediação e formação, fazendo curadorias de exposições e organizando publicações. 
Desde 2014, dirige com Valéria Prates Gobato a Agência de Viagens Espaciais (AVE), onde investigam infância, juventude e imaginação política em experiências de leitura e interpretação com livros de arte, álbuns ilustrados e livro de artista. 
Atualmente, realiza a pesquisa de doutoramento "Como fazer junto: processos coletivos de criação em arte e educação" no Instituto de Artes da UNESP, sob orientação da Prof. Dra. Rejane Coutinho. Em consonância com o trabalho desenvolvido, organizou com o curador Jochen Volz o livro Incerteza Viva - processos artísticos e pedagógicos na 32a. Bienal de São Paulo.

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves