Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
ROBERT MAPPLETHORPE: PICTURES
de 20 SET 2018 a 06 JAN 2019
Robert Mapplethorpe (Nova Iorque, 1946–1989, Boston) criou algumas das imagens mais icónicas, polémicas e surpreendentes da fotografia contemporânea. Robert Mapplethorpe: Pictures, exposição organizada em estreita colaboração com a Robert Mapplethorpe Foundation, reúne 159 obras de toda a sua carreira, desde as primeiras colagens e polaroides até às fotografias de flores, nus, retratos e imagens de cariz sexual que fizeram de Mapplethorpe um dos fotógrafos mais notáveis do século XX.

Antes de escolher a fotografia como meio, Mapplethorpe estudou pintura e escultura em Nova Iorque e foi influenciado pela arte de Joseph Cornell e Marcel Duchamp, mas também pela fotografia do século XIX de Julia Margaret Cameron e outros, de que se tornaria um ávido colecionador. As suas primeiras colagens, assemblagens e fotografias (estas inicialmente realizadas com uma câmara Polaroid) revelam o interesse crescente na sexualidade e na composição — ângulos retos, formas geométricas de luz — que viria a definir a sua obra matura. Trabalhando a partir de 1975 com uma câmara Hasselblad totalmente manual, cujo visor enquadrava o mundo num quadrado, Mapplethorpe começa a recorrer a exposições longas e composições metodicamente dispostas e ordenadas no seu estúdio para criar retratos, nus e naturezas-mortas, cujos equilíbrio, ordem e conteúdo redefiniram a fotografia como forma artística. 

Mapplethorpe tratou todos os seus temas com igual atenção e precisão, desde órgãos sexuais ou arranjos de flores até aos retratos de amigos, amantes, celebridades e colaboradores, transformando a fotografia numa performance controlada entre o artista e o seu sujeito. Controverso e classicista, o interesse pioneiro de Mapplethorpe por sexo, género e raça reflete-se em imagens de corpos, prazer e desejo homossexuais e não heteronormativo e em fotografias suspensas na tensão — como acontece na totalidade da obra do artista — entre a intensidade emotiva e política dos seus conteúdos e a clareza da sua composição. 

Todas as obras de arte expostas são propriedade da Robert Mapplethorpe Foundation, Nova Iorque.

Exposição organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e comissariada por João Ribas, diretor do Museu, com coordenação de Paula Fernandes.

AVISO: Algumas obras da exposição contêm imagens de natureza explicitamente sexual. A admissão de menores de 18 anos está condicionada à companhia de um adulto.

Imagem: Robert Mapplethorpe, Self Portrait,1983 © Robert Mapplethorpe Foundation.  Used by permission.
Actividades Relacionadas
PENSAMENTO

22 SET (SÁB), 11H30 | Visita orientada à exposição 
por Michael Ward Stout, presidente do Conselho de Administração da Fundação Mapplethorpe e João Ribas, diretor do Museu de Serralves e comissário da exposição

29 SET (SÁB), 17H00 |  Conferência "MAPPLETHORPE E MICHELANGELO: A ARTE DA RENASCENÇA ENCONTRA O MUNDO MODERNO” 
no âmbito da exposição e das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO, com Jonathan Nelson, Professor Associado de História da Arte na Universidade de Syracuse, em Florença (Jornadas Europeias do Património)

07 OUT (DOM), 12H00 | Visita orientada à exposição 
por Sónia Borges, educadora

20 OUT (SÁB), 17H00 | Conversa na exposição 
com Jack Walls, artista e João Ribas, diretor do Museu de Serralves e curador da exposição

27 OUT (SÁB), 15H30 | Visita orientada em Língua Gestual Portuguesa à exposição 
por Laredo, Associação Cultural

24 NOV (SÁB), 17H00 | Visita orientada à exposição 
por Daniel Blaufuks, fotógrafo

08 DEZ (SÁB), 17H00 | Visita orientada à exposição 
por Eduarda Neves, investigadora

09 DEZ (DOM), 12H00 | Visita orientada à exposição 
por Raquel Correia, educadora


CINEMA

29 NOV (QUI), 21H30
Mapplethorpe 
Realização: Ondi Timoner
EUA , 2018, 94’
Ficção, Cor, DCP v.o. inglesa, s/ legendas
M/ 16 anos

Esta sessão resulta de uma parceria entre Serralves-Museu de Arte Contemporânea e o Queer Porto-Festival Internacional de Cinema Queer.
Mecenas Exclusivo do Museu e da Exposição
  • LocalMuseu de Serralves
  • Dias 20 SET 2018 - 06 JAN 2019

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves