Facebook Linkedin Twitter
#
CONTACTE-NOS
(+351) 226 156 500
SERRALVES EM TORRES VEDRAS - EDGAR PÊRA: UMA RETROSPETIVA
de 19 JAN 2017 a 04 MAR 2017
PROGRAMA DE CINEMA: 19-23 JAN, Teatro-Cine Torres Vedras
DELÍRIO EM LAS VEDRAS: 20-22 JAN, Cinema NOS - Arena Shopping
EXPOSIÇÃO: 21 JAN-04 MAR, Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Serralves apresenta agora em Torres Vedras a retrospetiva do cinema de Edgar Pêra (1960, Lisboa), lançada em Serralves em 2016, ano em que se comemorou o 30º aniversário do seu primeiro trabalho de realização, o videoclip para o tema Dunas, dos GNR. Esta retrospetiva, a mais completa alguma vez realizada, propõe um percurso através das múltiplas facetas da obra de Edgar Pêra, e é também uma peça fundamental para entender a modernidade no cinema português. 
Edgar Pêra tem construído, desde finais da década de oitenta, uma obra sem paralelo no panorama do cinema português contemporâneo. Concluída a formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1984, o realizador desenvolve, muitas vezes em parceria com outros artistas, um trabalho multifacetado onde a experimentação de diferentes meios, linguagens e suportes, da película ao vídeo, passando mais recentemente pela internet e pelo formato 3D, se cruza com o videoclip, a banda desenhada, as atuações ao vivo, a televisão, o teatro e a instalação.

Sobre Edgar Pêra, António Preto, curador desta retrospetiva, afirma:
"Dialogando com o modernismo de Amadeo de Souza-Cardoso ou com o futurismo de Almada Negreiros, Edgar Pêra documenta o quotidiano com uma obsessão de arquivista. O realizador – homem-câmara à Dziga Vertov para quem a máquina de filmar é um prolongamento do corpo – usa os seus cine-diários como matéria visual e ficcional para os comics, crónicas e recensões críticas que publica nas páginas do semanário O Independente e da revista K. Esta colaboração regular com a imprensa é indissociável da sua produção como cineasta e ajuda a enquadrar o universo de mutantes, super-heróis e outras figuras da subcultura pop que povoa os seus filmes. Trata-se, de facto, de uma obra que conjuga uma apropriação irónica do imaginário fantástico com estratégias do cinema de animação e efeitos especiais dos primórdios do cinematógrafo, num ritmo de montagem soviético, quase sempre embrulhado numa estética de série b. Subvertendo códigos da narrativa clássica e valores plásticos consensuais, mostrando-se mais interessado num cinema de sensações do que de emoções, desmontando estereótipos para pôr em causa noções como a realidade e o realismo, o seu trabalho nunca deixou, porém, de se centrar nos dilemas da atualidade.”

Sobre a exposição
A exposição documental inclui as colaborações regulares de Edgar Pêra com a imprensa (nomeadamente crónicas e textos críticos que publica n’O Independente e na revista K), manifestos, experiências gráficas, cadernos e outros documentos de trabalho nunca antes apresentados.

Sobre o filme "Delírio em Las Vedras" 
Delírio em Las Vedras conta com interpretações de Nuno Melo, José Raposo, Sofia Ribeiro, Albano Jerónimo, José de Pina, entre outros, e é um registo delirante e excêntrico do Carnaval de Torres Vedras. Apresenta uma série de aventuras e desventuras em cadeia, parodiando o tom de reportagens televisivas e radiofónicas, naquele que se reclama como "o carnaval mais português de Portugal”.


  • LocalTorres Vedras
  • Dias 19 JAN 2017 - 04 MAR 2017

Ser Amigo faz a diferença.
Junte-se a nós! 

MoradaRua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto Portugal
Latitude 41º 9'35.40"N
Longitude 8º39'35.35ºW
CONTACTE-NOS 226156500
SIGA-NOS
Serralves