MONUMENT 0.1: "VALDA & GUS"

27 NOV 2016
Informação: Por motivo de doença de um dos bailarinos a peça "Monument 0.1: Valda & Gus" não pode ser apresentada. Em sua substituição, será apresentada a "performance-documentário" Melodrama, concebida e interpretada por Eszter Salamon. 
Mais info aqui.


MONUMENT 0.1: Valda & Gus, da coreógrafa, artista e performer Eszter Salamon. concretizada graças à elegância combinada de dois notáveis bailarinos nova-iorquinos – Valda Setterfield (nascida em 1934) e Robert Gus Solomons Jr (nascido em 1940) –  é a segunda peça numa série cuja produção está planeada para os próximos três anos, questionando a forma como uma performance se torna um transmissor de significado e da sociedade, com base em leis diversas das que governam o universo da vida política.
Após uma série de entrevistas feitas a Valda e a Gus sobre as suas carreiras e práticas artísticas, Salamon cria uma peça onde revela as suas experiências pessoais e destaca o modo como as suas carreiras se ligaram às correntes da história ao longo das últimas seis décadas. Relacionando corpos, palavras e gestos, os bailarinos constroem em MONUMENT 0.1: Valda & Gus uma composição onde se entrelaçam passagens do tempo e histórias do passado.
A peça, entre o quadro vivo (tableaux vivant) e a instalação performativa, bem adequados à contemplação, evoca o que foi escrito ontem e revela que esse ontem pode ser-nos subitamente devolvido graças ao poder da intrusão que toda a memória promete. Acima de tudo, possibilita essa interação livre da memória, capaz de unir a praxis artística à dimensão das obras e das formas de vida.
MONUMENT 0.1: Valda & Gus integra uma série de trabalhos em que Eszter Salamon reconsidera o séc. XX tendo como referência a História da Dança. Propondo uma perspetiva alternativa sobre o mundo e invertendo a lógica que tão frequentemente recusa aos intérpretes o direito de serem colocados no curso da historiografia da arte, Salamon torna palpável um sentimento de tempo em que cada espetador pode em simultâneo ver e rever os gestos dos que atuam na sua presença e conhecer as suas vozes e as suas palavras enquanto o tempo se vai acumulando.

Ficha TécnicaDireção artística: Eszter SalamonConceito e dramaturgia: Eszter Salamon e Christophe WaveletPerformance: Valda Setterfield e Gus Solomons Jr.Direção técnica: Pierre Willems e Rhima Bem BrahimDireção luz: Sylvie GarotFigurinos: Adeline AndréMarionetas: Gus Solomons Jr.Produção: Sandra Orain / Studio E.S., Alexandra Wellensiek / Botschaft GbrOrganização: Sandra OrainTranscrição: Simon Pleasance, Richard Gray, Samir Sellami, Verena Kutschera, Gabriella DochertyCo-produção: LE CND, un centre d’art pour la danse, PACT Zollverein (Essen), Tanzquartier (Vienna), HAU Hebbel am Ufer (Berlin), Internationales Sommerfestival-Kampnagel, Hamburg.
Com o apoio de: Ministère de la Culture et de la Communication - DRAC Île-de-France, Département de la Seine-Saint-Denis, NATIONALE PERFORMANCE NETZ (NPN), Coproduction Fund for Dance e International Guest Performance Fund for Dance, fundada pela Federal Government Commissioner for Culture and the Media com base na decisão da German Bundestag, Institut Français à Paris, FUSED, Fondation Dar al-Ma’mûn, PARADIGM, Nanterre-AmandiersAgradecimentos: French Institut Alliance Française New York, Julie Harrington
Eszter Salamon é uma artista associada ao CND, Centre National de la Dance


Imagem: @Ursula Kaufmann ESZTER SALAMON CHRISTOPHE WAVELET VALDA SETTERFIELD GUS SOLOMONS JR
ESZTER SALAMON (n. em 1970) é coreógrafa, bailarina e performer húngara, vive em Berlim e Paris. O seu trabalho tem sido apresentado a nível internacional no contexto da arte da performance e das artes visuais. É a autora dos solos What A Body You Have, Honey (2001) e Giselle (2001) com a colaboração de Xavier Le Roy, e Dance for Nothing (2010). Entre os seus espetáculos para grupo contam-se Reproduction (2004), Magyar Tàncok (2005), Nvsbl (2006), AND THEN (2007) com a colaboração de Bojana Cvejic, Without You I Am Nothing (2007) com Arantxa Martinez, Dance#1/Driftworks (2008) e Dance#2 (2011) com Christine de Smedt. Em 2011, criou TALES OF THE BODILESS com Bojana Cvejic, Cédric Dambrain e Terre Thaemlitz, bem como Melodrama (2012), um solo documental.
Em 2014, criou uma peça de grupo para seis bailarinos, Monument 0: Haunted by war (1913-2013) e foi convidada pelo Jeu de Paume, em Paris, para apresentar uma exposição performativa: Eszter Salamon 1949 (outubro – novembro 2014). Na qualidade de bailarina, colaborou com Sidonie Rochon, Mathilde Monnier e François Verret.
Desde 2001, tem criado trabalhos coletivos e a solo que tem sido apresentados em diversos festivais e locais dedicados às artes performativas, incluindo Centre Pompidou, Centre Pompidou Metz, The Kitchen New York, Kaai Theater Brussels, HAU Berlin, Tanzquartier Wien, TheatreWorks Singapore, Kunstenfestivaldesarts, Avignon Festival, Festival d’Automne Paris, Holland Festival, steirischer herbst, Berlin Documentary Forum, Panorama Rio de Janeiro, Movimiento Sur Valparaiso, Dance Triennale Tokyo. É frequentemente convidada a apresentar o seu trabalho em museus incluindo MoMa, Witte de With e Fondation Cartier.

Um ex-intérprete, Christophe Wavelet codirigiu as atividades do Knust Project (1993-2001), um coletivo de performance (1993-2001) que se centrava em reconstituições performativas e apropriações artísticas, bem como na publicação da revista política francesa Vacarme (1996-2000). Diretor do Departamento de Pesquisa Internacional no Centre national de la danse, em Paris, deu a sua colaboração a inúmeras manifestações e exposições, conferências e publicações, como curador, académico e crítico. Interessado em projetos cuja prioridade é ao mesmo tempo experimental e discursiva, independentemente de qualquer disciplina específica e no âmbito de áreas culturais diferentes, trabalhou como diretor artístico do LiFE, um espaço artístico multidisciplinar e transnacional (2005-2010). É atualmente docente em várias escolas de arte europeias como P.A.R.T.S e ERG (Bruxelas, Bélgica), ESSAI (Angers, França), EX.er.CE (Montpellier, França). Fellow da Akademie Schloss Solitude em 2011-2013, trabalha de momento num ensaio e na tradução francesa dos ensaios do artista brasileiro Helio Oiticica.
VALDA SETTERFIELD (nascida a 1934), bailarina/atriz de nacionalidade britânica, trabalhou com Woody Allen, Mikhail Baryshnikov, Merce Cunningham, Richard Foreman, Brian De Palma, David Gordon, Ivo van Hove, Marie Rambert, Yvonne Rainer, Robert Wilson. Trabalhou em: Brooklyn Academy of Music, em Nova Iorque, New York Theatre Workshop at Dance Theater Workshop, PS 122, Danspace Project, Soho Rep. The Public. Recebeu um prémio OBIE pela sua carreira e em 1984 um Dance and Performance Award (Bessie) em Nova Iorque e um segundo Bessie em 2006 pela natureza excecional da sua carreira. É membro da Pick Up Performance Company(S) desde a sua criação. Em 1994, dançou em Exhibit A Thin Frost, de Gus Solomons Jr., e participou noutros projetos da companhia Paradigm.
GUS SOLOMONS JR (nascido em 1940) é bailarino, coreógrafo, crítico de dança e um reconhecido ator. É uma figura da dança pós-moderna americana. Em particular, dançou com Martha Clarke, Pearl Lang, Donald McKayle, Martha Graham e Merce Cunningham. Na qualidade de coreógrafo, fundou a sua própria companhia em 1972, a Solomons Company / Dance. Licenciou-se em arquitetura pelo MIT e dá aulas de dança como professor de história da arte na Tisch School of the Arts.Escreve sobre dança para publicações especializadas e revistas online. Solomons recebeu o prémio 1999-2000 New York Dance and Performance Award (conhecido por "Bessie") pelo contributo inovador que deu à coreografia. Em 2001, Solomons foi o primeiro galardoado com o Robert A. Muh Award, atribuído a um artista/alumnus do M.I.T. que se distinguisse. Em 2004, foi homenageado com a atribuição da American Dance Festival’s Balasaraswati/Joy Ann Dewey Beinecke Endowed Chair para ensino de excelência. Em 1996 criou o trio Paradigm com o objetivo de "promover e celebrar os talentos de artistas seniores no palco” hoje. A empresa tem feito digressões por todos os Estados Unidos. Co-Financiado por
MONUMENT 0.1: "VALDA & GUS"
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile