SESSÃO DE CINEMA

UMA EMPREGADA PARA TODO O SERVIÇO | CASAL REPRESENTADO EM MARTE E VÉNUS | O QUE NÃO TE PODIA DIZER | NO TEMPO | RECORDAÇÃO DE UTOPIA | REPORTAGEM AMADORA (MAQUETE EXPO)

JEAN-LUC GODARD

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
01 DEZ 2024 | 17:00

Bilheteira  

Bilhete: 3€

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

0112 FILME UMA EMPREGADA PARA TODO O SERVIÇO
Fotograma de "Reportagem Amadora (Maquete Expo" (2006), Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville

Terceira sessão do ciclo de cinema, conversas e conferências Jean-Luc Godard, dedicada à colaboração entre Anne-Marie Miéville e Godard. A sessão conta com seis curtas-metragens (uma assinada por Godard, quatro por Miéville, e uma assinada conjuntamente), "Uma Empregada para Todo o Serviço" (1981) de Jean-Luc Godard, "Casal Representado em Marte e Vénus" (1990), "O Que Não te Podia Dizer" (2008), "No Tempo" (2008) e "Recordação de Utopia" (2006), todos de Anne-Marie Miéville, e "Reportagem Amadora (Maquete Expo)" de Godard e Miéville.



UNE BONNE À TOUT FAIRE | UMA EMPREGADA PARA TODO O SERVIÇO

Jean-Luc Godard | FRA | 1981 | 8’

Rodado nos estúdios da American Zoetrope de Francis Ford Coppola na mesma altura em que este filmava One from the Heart (1982), Jean-Luc Godard usa o espaço e os meios técnicos do autor americano para encenar um pequeno filme-dentro-do-filme, que dialoga diretamente com Passion (1982). Com Vittorio Storaro ao controlo de uma câmara num movimento de grua, Godard encena e filma um tableau vivant de uma pintura de Georges de La Tour, atravessando-o com leituras políticas nas quais Andrei Konchalovsky, cineasta russo que aqui serve de ator, lê passagens onde se misturam Cézanne e Marx. Este gesto de encenação, simultaneamente mise-en-scène e mise-en-abyme, antecipa o que Godard fará, mais à frente, em Passion.



COUPLE REPRÉSENTÉ EN MARS ET VÉNUS | CASAL REPRESENTADO EM MARTE E VÉNUS

Anne-Marie Miéville | FRA | 1990 | 2’

Esta curta-metragem resulta de uma encomenda a propósito da apresentação da escultura Grupo Imperial em Marte e Vénus, patente no Departamento de Antiguidades gregas, etruscas e romanas do Museu do Louvre. Realizado por Anne-Marie Miéville, o tratamento fílmico da escultura é igualmente uma ocasião par explorar uma ideia de ‘casal’, que permeará igualmente outras curtas-metragens de Miéville.



CE QUE JE N’AI PAS SU TE DIRE | O QUE EU NÃO SOUBE DIZER-TE

Anne-Marie Miéville | FRA | 2008 | 2’

Integrado na exposição Voyage(s) en utopie, que também incluiu um convite para Godard realizar sete filmes, dos quais três acabaram por ser realizados por Anne-Marie Miéville. Ce que je n’ai pas su te dire é um desses três casos, um curioso objeto que consiste num lentíssimo movimento de câmara e zoom out sobre um rosto de mulher, sendo acompanhado na banda sonora por uma versão de Ne me quitte pas.



DANS LE TEMPS | NO TEMPO

Anne-Marie Miéville | FRA | 2008 | 4’

Segunda curta-metragem de Anne-Marie Miéville realizada no âmbito da exposição Voyage(s) en utopie, Dans le temps consiste essencialmente em planos de gatos adormecidos ou a brincar na luz. O filme situa-se entre a célebre curta-metragem de Maya Deren e Alexandre Hammid, The Private Life of a Cat (1944) e a explosão contemporânea de imagens de gatos na internet, como encontraríamos mais tarde no início de Film Socialisme (2010).



SOUVENIR D’UTOPIE | RECORDAÇÃO DE UTOPIA

Anne-Marie Miéville | FRA | 2006 | 6’

Terceira e última curta-metragem de Anne-Marie Miéville a propósito da exposição Voyage(s) en utopie, e cujo título (Souvenir d’utopie) rima diretamente com o anterior, é uma exploração do tema da utopia e do seu lugar na vida humana. Trata-se de uma narrativa simultaneamente pessoal e política, uma meditação sobre a perda de ideais e a transformação da sociedade, que combina memórias pessoais com reflexões mais amplas sobre o conceito de utopia.



REPORTAGE AMATEUR (MAQUETTE EXPO) | REPORTAGEM AMADORA (MAQUETE EXPO)

Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville | FRA | 2006 | 47’

O único filme oficialmente assinado por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville que resulta da exposição Voyage(s) en utopie apresenta-se como uma visita orientada (pela voz de Godard) através de uma humilde maquete de cartão filmada por Anne-Marie Miéville, que serviria de projeto à exposição no Centro Pompidou. Filme raro e raramente visto, é um momento privilegiado que sugere ligações inesperadas entre cinema, pintura, literatura e exposição.

0112 FILME UMA EMPREGADA PARA TODO O SERVIÇO
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile