DANCE FOR NOTHING (REVISITADO), 2024
TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
de Eszter Salamon
Acesso: 7,50€
50% desconto para estudantes, >65 anos e Amigos de Serralves.
DANCE FOR NOTHING (revisitado), 2024
de Eszter Salamon
Coreógrafa e cineasta, Eszter Salamon revisita Lecture on Nothing (1949), de John Cage, uma peça com a qual se envolveu inicialmente em 2010 através da sua solo performance Dance for Nothing, que combinava as palavras de Cage com o seu movimento. Desta vez, Salamon experimenta com a modulação de movimentos físicos, concentrando-se no aspeto sonoro desta palestra fundadora sobre o nada, o vazio e a composição. A artista acrescenta profundidade ao escutar uma das suas performances anteriores, na qual repetiu o texto após uma gravação desacelerada da violoncelista e compositora americana Frances-Marie Uitti, criando uma exploração auditiva da transmissão e da transformação.
A fusão que Salamon faz entre o corpo, a voz e a partitura cria o contexto para uma meditação sobre a simultaneidade do movimento e do som, e sobre a interpretação.
Conceito e Performance: Eszter Salamon
Música: John Cage
Produção: Botschaft GbR/ Alexandra Wellensiek, Studio ES / Elodie Perrin, Institute of Speculative Narration
Agradecimentos: Grazer Kunstverein (Áustria), Tom Engels, Lilou Vidal
A performance é seguida por um debate com a artista Eszter Salamon e Tom Engels, diretor artístico de Grazer Kunstverein (Graz/Áustria) e integra a programação da exposição Tendo em linha de conto os tempos atuais | Jean-Luc Godard - Obra plástica.
Apoio:
Institut Français de Paris e MaisFRANÇA
MaisFRANÇA é o programa da criação contemporânea francesa em Portugal.
É apoiado pelo Institut Français de Paris e os seguintes mecenas: Claude & Sofia Marion Foundation e BNP Paribas.
Relacionado
Eszter Salamon é coreógrafa, cineasta, artista e performer e vive entre Berlim, Paris e Budapeste. Salamon usa a coreografia como uma entidade ativadora e organizadora entre variados media, como a imagem, o som, a música, o texto, a voz, o movimento corporal e as ações. Desde 2001, tem vindo a criar solos e performances de grande escala, instalações performativas e filmes que têm sido apresentados em instituições de artes performativas, festivais e museus internacionais, incluindo o Centre Pompidou Paris (França), o MoMA, em Nova Iorque, o Museu Reina Sofía, em Madrid, o MACBA Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, a Fundação de Serralves, no Porto, a Academia das Artes de Berlim, o mumok - Museu de Arte Moderna da Fundação Ludwig, em Viena, o Kunstinstituut Melly, em Roterdão, Museu Gaiás Center, em Santiago de Compostela, a Fundação Cartier, em Paris, o Museu de Arte Moderna de Salzburgo, o Boghossian Fundação Villa Empain e o ING Art Center, em Bruxelas e o KINDL – Centro de Arte Contemporânea, em Berlim. A exposição Eszter Salamon 1949 foi apresentada no Jeu de Paume, em 2014, no âmbito da sétima edição do programa Satellite, cuja curadoria esteve a cargo de Nataša Petrešin-Bachelez. Em 2022, a sua instalação performativa Study for the Valeska Gert Pavilion foi apresentada na 16ª Bienal de Arte Contemporânea de Lyon. O seu filme mais recente, Sommerspiele (2023), estreou na Akademie der Künste, em Berlim, e foi apresentado durante o Hors Pistes 2024, no Centre Pompidou.
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
CONFERÊNCIA DE ALAIN BERGALA: A SOBERANIA DO ATO CRIATIVO EM OLIVEIRA E GODARD
TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
Saber mais
Comprar
PRÓXIMAS
DANCE FOR NOTHING (REVISITADO), 2024
TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
Saber mais