LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO "MANOEL DE OLIVEIRA - PROJETOS NÃO REALIZADOS I"

COM JOÃO BOTELHO E ANTÓNIO PRETO, SEGUIDA DA PROJEÇÃO DE "O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU" (2016)

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
04 DEZ 2024 | 18:00

Acesso Gratuito

0412 PROJETOS NÃO REALIZADOS

Este terceiro volume da Coleção da Casa do Cinema Manoel de Oliveira inaugura a edição integral dos projetos não realizados do cineasta, com uma única exceção, revelando uma face até agora oculta da sua obra. Estas criações inacabadas, autêntico "cinema invisível", são peças fundamentais de um puzzle que se sabia estar por completar, mas cuja extensão permanecia desconhecida.


Este volume ilumina as zonas de sombra do percurso de Oliveira, abrindo novas perspetivas sobre os filmes que efetivamente concretizou. Os projetos aqui apresentados variam em grau de desenvolvimento, desde sinopses e argumentos completos até meros esboços e intenções nunca realizadas, oferecendo ao leitor uma visão única e aprofundada do universo criativo do realizador.


O lançamento desta publicação contará com a participação do cineasta João Botelho, que estará à conversa com António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, seguindo-se a projeção de "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu" (2016).

Relacionado

António Preto
António Preto
João Botelho
João Botelho
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile