SESSÃO DE CINEMA

O CREPÚSCULO DOS DEUSES

Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira

Com Adriana Molder (artista plástica) e Patrícia Portela (escritora) e moderação de Anabela Mota Ribeiro

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
06 JUL 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

0607 FilmeTemasOliveira.O CREPÚSCULO DOS DEUSES
"O Crepúsculo dos Deuses" (Billy Wilder, 1950)

Quinta sessão do ciclo de cinema e conversas Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira, com concepção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado a vários núcleos temáticos presentes na obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema A Passagem do Tempo, com a projeção do filme O Crepúsculo dos Deuses (1950) de Billy Wilder, e será seguida por uma conversa com a artista plástica Adriana Molder e a escritora Patrícia Portela, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.


A PASSAGEM DO TEMPO

6 JUL | SÁB | 17h00

SUNSET BOULEVARD | O CREPÚSCULO DOS DEUSES

Billy Wilder | USA | 1950 | 110’

Convidados: Adriana Molder (artista plástica) e Patrícia Portela (escritora)


Um dos melhores exemplos do modo como Billy Wilder equilibra o cómico com o noir, O Crepúsculo dos Deuses explora a ligação entre Joe Gillis, um argumentista caído em desgraça, e Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo, igualmente decadente, mas demasiado presa às suas fantasias para se aperceber disso. Estando a precisar de dinheiro, Joe aceita escrever um argumento para um filme que deveria permitir a Norma um regresso em grande ao cinema, mas o processo apenas os prende a um mundo cada vez mais desligado da realidade. O tom de comédia negra acentua-se com a inesperada aparição de outras antigas figuras do mudo, nomeadamente um papel secundário de Erich von Stroheim, e participações de Cecil B. DeMille, Hedda Hopper ou Buster Keaton (interpretando-se a si mesmos). O Crepúsculo dos Deuses é uma reflexão amarga sobre o star system de Hollywood e a crueldade de uma indústria em acelerada transformação, onde a novidade depressa se torna obsoleta.

Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Adriana Molder
Adriana Molder
Patrícia Portela
Patrícia Portela
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás os Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros “O Sonho de um Curioso” (2003), com 14 entrevistas, "Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa" (2016), "Paula Rego por Paula Rego" (2016), "A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis" (2017), "Por Saramago" (2018) e "Os Filhos da Madrugada" (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projectos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile