SESSÃO DE CINEMA

JEAN-MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET TRABALHAM NUM FILME BASEADO NO ROMANCE INACABADO AMÉRICA DE FRANZ KAFKA | FILMTIP: A MORTE DE EMPÉDOCLES | A DEFESA DO TEMPO

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de Pedro Crispim

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
7 JAN 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

0701 FilmeRetrospetivaStraub A DEFESA DO TEMPO
"Jean-Marie Straub e Danièle Huillet trabalham num filme baseado no romance inacabado América de Franz Kafka" (Harun Farocki, 1983)

Segunda parte da Retrospetiva Straub-Huillet, iniciando as sessões relativas ao olhar de outros cineastas sobre o trabalho de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, com a projeção dos filmes "Jean-Marie Straub e Danièle Huillet trabalham num filme baseado no romance inacabado América de Franz Kafka" (1983) e "Filmtip: A Morte de Empédocles" (1987), ambos de Harun Farocki, e "A Defesa do Tempo" (2007) de Peter Nestler, com apresentação de Pedro Crispim.



Jean-Marie Straub und Daniéle Huillet bei der Arbeit an einem Film nach Franz Kafkas Romanfragment Amerika | Jean-Marie Straub e Danièle Huillet trabalham num filme baseado no romance inacabado América de Franz Kafka

Harun Farocki | FRG | 26' | 1983


Num estilo observacional e minucioso, Farocki regista alguns dos ensaios com atores que Straub e Huillet fizeram a propósito do seu filme Relações de Classe. Apesar de Farocki ser um desses atores, o filme dedica toda a sua atenção ao método de trabalho de Straub, baseado na repetição e na declinação precisa de cada palavra.


Filmtip: Der Tod des Empedokles | Filmtip: A Morte de Empédocles

Harun Farocki | FRG | 24' | 1987


Regressando ao universo Straub-Huillet, Farocki entrevista o ator Andreas von Rauch, que assumira o papel de Empédocles no filme A Morte de Empédocles (1986), para sondar a experiência transformadora do ator ao trabalhar com Straub e Huillet num dos seus filmes mais desafiantes e celebrados.


Verteidigung der Zeit | A Defesa do Tempo

Peter Nestler | GER | 24' | 2007


Amigo de longa data de Straub e Huillet, Peter Nestler tem trilhado um longo percurso cinematográfico, largamente baseado no documentário, e cujas afinidades éticas com o casal de realizadores são notórias. A Defesa do Tempo é um trabalho de sondagem ao cinema de Straub-Huillet. Nestler recorre igualmente a excertos dos filmes do casal, registos do seu trabalho durante as rodagens e às palavras por eles proferidas numa conferência.

Relacionado

Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim
Pedro Crispim

Pedro Crispim formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela Escola Superior de Media, Artes e Design (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com a tese “Resgates da câmara: Intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção narrativo” sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.              

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile