MEREDITH MONK & JOHN HOLLENBECK

DUET BEHAVIOR 2025

Auditório do Museu
07 e 8 FEV 2025 | 21:30

Bilhete: 15 euros

Comprar Bilhete

0702 MEREDITH MONK & JOHN HOLLENBECK
Christine Alicino

Duet Behavior proporciona uma noite intimista com a música de Meredith Monk como nunca havia sido experienciada. Através de uma abordagem de diálogo, os amigos e colaboradores de longa data, Monk e Hollenbeck, improvisam e expandem sobre peças de todo um catálogo que atravessa mais de 50 anos da carreira de Monk, combinando a pioneira magia vocal dela com a percussão inventiva e magistral dele para gerar novos arranjos de composições icónicas de Monk.

O repertório inclui uma seleção de temas de Songs from the Hill (1975-1976), Light Songs (1988), Book of Days (1988), Cellular Songs (2017) e também novas composições.


Meredith Monk, voz, piano, harpa de boca

John Hollenbeck, percussão


MEREDITH MONK é compositora, cantora, realizadora/coreógrafa, cineasta e criadora de óperas contemporâneas, obras de teatro musical, filmes e instalações. Reconhecida como uma das artistas mais singulares e influentes do nosso tempo, é pioneira naquilo a que hoje se chama “técnica vocal estendida” e “performance interdisciplinar”. Celebrado internacionalmente, o trabalho de Monk tem sido apresentado nas principais instituições do mundo. Monk recebeu inúmeras honras, prémios e bolsas.

Em 1965, Merdith Monk iniciou a sua exploração inovadora da voz enquanto instrumento multifacetado, compondo peças a solo para voz não acompanhada e para voz e teclado. Em 1968, Monk fundou a The House, uma companhia dedicada a uma abordagem interdisciplinar da performance e, em 1978, fundou a Meredith Monk & Vocal Ensemble para expandir as suas texturas e formas musicais. 


Para além das suas numerosas peças vocais, obras de teatro musical e óperas, Monk criou repertório para orquestra, conjuntos de câmara e instrumentos a solo. Na sua discografia encontramos álbuns de referência como Key (1971) Our Lady of Late (1973), Songs from the Hill/Tablet (1979), Dolmen Music (1981), Turtle Dreams (1983), Book of Days (1990); Atlas: An Opera in Three Parts (1993), Mercy (2002), Impermanence (2008), Songs of Ascension (2011), On Behalf Of Nature (2016), a maioria com o selo da ECM New Series com quem grava desde 1981. A sua música também pode ser ouvida em filmes de realizadores como Terrence Malick, Jean-Luc Godard, David Byrne e os irmãos Coen. 

Monk realizou as longa-metragens Quarry (1978) e Book of Days (1989). Os seus filmes, instalações e desenhos foram exibidos em grandes museus e eventos como o Walker Art Center e a Whitney Biennial. As suas curtas-metragens e vários dos seus desenhos estão incluídos na coleção do MoMA.


Em junho de 2023, Monk estreou o seu mais recente trabalho, Indra's Net, no Holland Festival, a terceira parte de uma trilogia das suas obras que exploram a nossa relação com o mundo natural, na sequência dos aclamados On Behalf of Nature (2013) e Cellular Songs (2018). Do outono de 2023 à primavera de 2024, Meredith Monk. Calling, a sua primeira exposição retrospetiva europeia, foi realizada em colaboração entre a Oude Kerk Amsterdam, a Hartwig Art Foundation e a Haus der Kunst München. O outono de 2024 marca o início da 60ª temporada de espetáculos de Monk com a estreia norte-americana de Indra's Net no Park Avenue Armory em Nova Iorque.

Meredith Monk recebeu numerosas honras e prémios, nomeadamente a integração na Academia Americana de Artes e Letras, uma Medalha Nacional de Artes do Presidente Barack Obama, duas Bolsas Guggenheim, três “Obies” (incluindo um prémio carreira), dois prémios “Bessie” para Realização Criativa Sustentada e a indigitação como Oficial da Ordem das Artes e Letras pela República de França.

Mais informação em www.meredithmonk.org

Relacionado

Meredith Monk
Meredith Monk
John Hollenbeck
John Hollenbeck
Meredith Monk
Meredith Monk

Meredith Monk é compositora, cantora e criadora de óperas contemporâneas, obras de teatro musical, filmes e instalações. Reconhecida como uma das artistas mais singulares e influentes do nosso tempo, é pioneira naquilo a que hoje se chama “técnica vocal estendida” e “performance interdisciplinar”. A sua exploração inovadora da voz como instrumento, como uma linguagem eloquente em si mesma, expande as fronteiras da composição musical, criando paisagens sonoras que trazem à tona sentimentos, energias e memórias para as quais não há palavras.

 

Ao longo das últimas seis décadas, Monk recebeu numerosos prémios e honras, incluindo uma MacArthur Fellowship, o título de Oficial da Ordem das Artes e das Letras da República de França, a entrada na Academia Americana de Artes e Letras, o Prémio Dorothy e Lillian Gish e uma Medalha Nacional das Artes norte-americana. Foi também aclamada como uma das 50 Grandes Vozes da National Public Radio e “uma das compositoras mais sofisticadas da América”. Celebrado internacionalmente, o seu trabalho tem sido apresentado nas principais salas de espetáculo de todo o mundo.

 

Monk tem gravado com a etiqueta ECM New Series desde 1981 e foi recentemente homenageada com uma caixa de 13 discos do seu trabalho, Meredith Monk: The Recordings, em celebração do seu 80º aniversário, caixa que inclui impermanence, uma obra nomeada para o GRAMMY® de 2008. Estão disponíveis partituras selecionadas do seu trabalho através da Boosey & Hawkes. Monk é também objeto de dois livros de entrevistas: Conversations with Meredith Monk, da crítica de arte e editora do Performing Arts Journal, Bonnie Marranca, e Une voix mystique, do autor francês Jean-Louis Tallon.

 

Do outono de 2023 à primavera de 2024, Meredith Monk. Calling, a sua primeira exposição retrospetiva europeia, foi realizada numa colaboração entre a Oude Kerk Amsterdam, a Hartwig Art Foundation e a Haus der Kunst München. Um catálogo de entrevistas, ensaios, material de arquivo inédito e documentação das exposições foi publicado no outono de 2024.

 

Atualmente a celebrar a sua 60ª temporada de espetáculos, Monk apresentou, no Park Avenue Armory em Nova Iorque, com plateias esgotadas, o seu mais recente trabalho, Indra's Net, e, em setembro passado, a terceira parte de uma trilogia dos seus trabalhos que exploram a nossa relação com o mundo natural. Até maio de 2025, Monk continuará com a apresentação de uma série de eventos centrados na cidade de Nova Iorque.

 

Imagem: Greg Nesbit

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile