Sensibilidade às condições iniciais
Performance de João Fiadeiro e Márcia Lança a partir de um “espaço preparado” por João Gonçalo Lopes
Bilheteira
7,50 euros com os descontos habituais
Comprar Bilhete
João Fiadeiro e Márcia Lança colaboram há mais de 20 anos. Ambos são motivados pelo estudo, transmissão e aplicação da Composição em Tempo Real, uma ferramenta ligada à prática da improvisação desenvolvida por João Fiadeiro, desde o fim dos anos 90, e na qual Márcia Lança tem tido um papel preponderante.
João Fiadeiro e Márcia Lança vão encontrar-se no dia 7 de setembro de 2024 para uma performance única, no átrio do Museu Serralves, ocupando o “espaço preparado” do artista visual João Gonçalo Lopes. O dispositivo escultórico a ser criado será produzido a partir de “objetos encontrados” nos armazéns e jardins do Museu e será montado sem que os performers tenham acesso à sua construção, para assim se poderem relacionar com a proposta a partir do impacto das primeiras impressões e da sensibilidade às condições iniciais.
Relacionado
Imagem: Ana Viotti
João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final dos anos 80, dando origem à Nova Dança Portuguesa. Enquanto artista, posiciona-se no cruzamento entre performance, dança, artes visuais e teatro. Como investigador, posiciona-se nas intersecções entre prática e teoria, arte e ciência, e vida e arte. Em 1990 fundou a Companhia RE.AL e, entre 2004 e 2019, dirigiu o Atelier RE.AL, espaço icónico de Lisboa, que acolheu artistas emergentes em residência e programou eventos transdisciplinares. No fim da década de 90, deu início à sistematização da Composição em Tempo Real, uma ferramenta teórica-prática de apoio à criação, à decisão e à colaboração, em torno da qual orbita toda a sua atividade enquanto artista e investigador. O arquivo do Atelier RE.AL foi recentemente doado ao Museu de Serralves, no Porto. Em 2024, o Centro Cultural de Belém dedicou-lhe uma retrospectiva intitulada Introspectiva: Restos, Rastros e Traços. É atualmente Artista Investigador Residente do Forum Dança, em Lisboa.