ATIVAÇÃO DA OBRA Entelechy DE ALLORA & CALZADILLA
ALLORA & CALZADILLA ENTELECHY
Jennifer Allora (1974, EUA) e Guillermo Calzadilla (1971, Cuba) são uma dupla de artistas que vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Com uma abordagem ancorada na pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o seu trabalho investiga as intersecções entre história, política, ecologia e cultura material através do uso de diversos meios artísticos, como performance, escultura, som, vídeo e fotografia.
Na exposição Entelechy que apresenta uma retrospetiva do trabalho dos artistas, em Serralves, podemos ver Entelechy (2021), Lifespan (2014) e Blackout (2020), como exemplos da colaboração entre os artistas, que serão ativadas durante a exposição, em parceria com músicos e performers da cidade do Porto.
Entelechy é uma escultura monumental em carvão moldada a partir de uma árvore derrubada por um raio. Remete para o tipo de árvore petrificada que pode ser encontrada em depósitos de carvão, fontes de potencial energia. Allora & Calzadilla usaram uma espécie de pinheiro (pinus sylvestris) encontrada na floresta de Montignac, em França, a mesma floresta onde em 1940 um grupo de adolescentes descobriu a agora famosa Gruta de Lascaux ao seguir o caminho das raízes arrancadas de uma árvore semelhante. Assim, uma caverna subterrânea contendo centenas de desenhos pré-históricos emergiu no meio do conflito geopolítico da Segunda Guerra Mundial.
Neste trabalho, a única imagem de uma figura humana encontrada na Gruta de Lascaux — representando um ser híbrido, entre humano e ave — torna-se a base para a partitura que o compositor David Lang desenvolveu com os artistas.
Os artistas descrevem Entelechy como “uma árvore de pura potencialidade, de luz solar do passado convertida em reserva de energia, à medida que as vozes humanas se misturam. Através das suas locuções enérgicas, os vocalistas parecem tentar atear a árvore sobre a qual cantam; mas nunca alcançam a imensidão desta cena natural.”