FRANCISCA
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE SUSANA VIEGAS
Bilheteira
Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Décima quinta sessão do ciclo de cinema Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "Francisca" (1981) de Manoel de Oliveira, e apresentação da professora e investigadora Susana Viegas.
FRANCISCA
Manoel de Oliveira | 1981 | 167’
Partindo do livro Fanny Owen de Agustina Bessa-Luís, por sua vez inspirado numa história verídica do século passado, Francisca enreda-se numa reflexão dos seus dois principais personagens, José Augusto e Camilo Castelo Branco, sobre a vida e as mulheres, o amor, o fatalismo e a desgraça. Enquanto este diálogo entre os dois se desenvolve ao longo do filme, os personagens vão sendo apanhados na vida como vítimas dos seus próprios conceitos. Esta história igualmente carnal e fantasmática prossegue a via estética que Oliveira tinha vindo a desenvolver desde O Passado e o Presente, tal como o próprio afirma: “Dizem que nos sonhos não há palavras nem cor… era assim o cinema mudo, como um sonho, fantasmagórico. (…) o cinema era ainda, como se dizia, a arte do silêncio. Depois ganhou a palavra e a cor. Estas duas coisas, sobretudo a cor, trouxeram-lhe um realismo que o sonho não tem. Isto embora não seja real, no sentido material, como o teatro é: o teatro é matéria, palpável, os atores e os cenários estão lá. O cinema é imaterial: o que vemos é o fantasma de uma realidade.” (Manoel de Oliveira, em entrevista a João Lopes, 1997).
Relacionado
Susana Viegas é Investigadora em Filosofia do Cinema no Instituto de Filosofia da Nova-IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Filosofia (Estética) pela Universidade Nova de Lisboa em 2013 com uma dissertação sobre a filosofia do cinema em Gilles Deleuze tendo recebido uma bolsa de investigação atribuída pela FCT (2007-2011). Foi bolseira de pós-doutoramento na Universidade de Dundee e na Universidade de Deakin com o projeto “Rethinking the Moving Image and Time in Gilles Deleuze’s Philosophy” (2014-2019). É coeditora e fundadora da “Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento” (cjpmi.ifilnova.pt) e atualmente investiga a relação da filosofia com a pintura, o cinema e a morte.
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar
PRÓXIMAS
NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar