SESSÃO DE CINEMA

SERENATA À CHUVA

UM FILME FALADO: OLIVEIRA E A HISTÓRIA DO CINEMA

COM DANIEL MOREIRA (COMPOSITOR E MUSICÓLOGO) E MODERAÇÃO DE ANABELA MOTA RIBEIRO

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
8 NOV 2025 | 17:00

Bilhete: 3€

Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.


Comprar Bilhete

0811 SERENATA À CHUVA
Fotograma de "Serenata à Chuva" (1952), Gene Kelly e Stanley Donen.

Oitava sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Um Filme Falado: Oliveira e a História do Cinema, com conceção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado à relação de vários momentos e tendências significativas da história do cinema com a obra de Manoel de Oliveira, prossegue com o tema Musical, com a projeção do filme Serenata à Chuva (1952) de Gene Kelly e Stanley Donen. Após a projeção, terá lugar uma conversa com o compositor e musicólogo Daniel Moreira com moderação de Anabela Mota Ribeiro.

8 NOV | SÁB | 17h00

MUSICAL

SINGIN' IN THE RAIN | SERENATA À CHUVA

Gene Kelly e Stanley Donen | USA | 1952 | 103'

Título fundamental do clássico musical americano, Serenata à Chuva é o produto de uma série de canções de Arthur Freed, transformadas num desfile de cor e movimento por Stanley Donen e Gene Kelly. Reportando-se à transição do mudo para o sonoro, o filme é um olhar para dentro dos bastidores de Hollywood, em que um casal de estrelas do mudo tenta adaptar-se à nova realidade ao protagonizar uma grande produção sonora. A sucessão quase ininterrupta de números musicais faz de Serenata à Chuva um dos melhores exemplos do “musical de dança integrada”, a segunda e mais popular tendência do género, surgida nos anos 30 e que se tornaria dominante nas próximas décadas.


Relacionado

Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro
Daniel Moreira
Daniel Moreira
Anabela Mota Ribeiro
Anabela Mota Ribeiro

Anabela Mota Ribeiro nasceu em 1971 em Trás-os-Montes. Vive e trabalha em Lisboa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutoramento, que frequenta, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. Publicou os livros O Sonho de um Curioso (2003), com 14 entrevistas, Este Ser e não Ser - Cinco Conversas com Maria de Sousa (2016), Paula Rego por Paula Rego (2016), A Flor Amarela - Ímpeto e Melancolia em Machado de Assis (2017), Por Saramago (2018) e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022). Jornalista freelance, colaborou com diversos jornais e revistas. É autora e apresentadora de programas de televisão. Os mais recentes: Curso de Cultura Geral (2017 e 2018, RTP2), e Os Filhos da Madrugada (2021 e 2022, RTP3). Enquanto programadora cultural, colabora com instituições de referência. Entre outros projetos, assinou, com José Eduardo Agualusa, a curadoria da Feira do Livro do Porto em 2017, 2018 e 2020. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. Desde 2013 disponibiliza o seu arquivo no site www.anabelamotaribeiro.pt. Gosta de cinema desde sempre.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile