ESTADOS DE ATENÇÃO E CUIDADO ATRAVÉS DA PRÁTICA PERFORMATIVA
CICLO TERESA SILVA A dança a descer das nossas cabeças
Com Teresa Silva
Inscrição através do email d.cruz@serralves.pt (lotação limitada) com envio do curriculum vitae
Bilheteira
Acesso: 20 euros (Amigos de Serralves, Jovens (12-18 anos) e maiores 65 anos: 50% desconto).
Neste workshop gostaria de evidenciar como a prática performativa gera estados de atenção, auto-conhecimento e transformação, que intensificam as potencialidades do ser humano. Cada vez mais tenho sentido a necessidade de criar uma prática que cuide e faça dialogar as várias dimensões do corpo humano, e que combine aquilo que a dança me ensina, na minha experiência de intérprete e coreógrafa, com práticas de atenção e de cuidado de si e do que nos envolve.
Sob a forma de exercícios sensoriais, vamos trabalhar e relacionar as dimensões física, emocional, mental e espiritual do corpo. Irei encorajar relações simbólicas e metafóricas a partir da experiência das partes do corpo e incentivar o uso do imaginário e da ficção como motores operativos. Vamos também estimular a nossa capacidade de inventar práticas que sejam significativas e transformadoras. Desejo que este seja um espaço para escutar e trabalhar o que nos habita e atravessa no momento presente - vontades, inquietações, perguntas, intuições, impressões - e que a experiência de o fazer em conjunto possa ser reveladora e catalisadora.
Para desenvolver este workshop encontro afinidade e inspiração no trabalho de artistas como Anna Halprin, Lygia Clark (Objectos relacionais), Alejandro Jodorowsky (Psicomagia) e Jennifer Lacey e Valentina Desideri (Fake Art Therapy), que fizeram e fazem da sua prática artística, lugares de afeto, ritual e cura.
Público-alvo: pessoas curiosas pelas possibilidades do corpo, interessadas em processos criativos e práticas artísticas e performativas, com ou sem experiência profissional na área; idade mínima 16 anos.
Relacionado
Teresa Silva nasceu em 1988, em Lisboa. Dedica-se à investigação, criação e interpretação nas áreas da dança contemporânea e da performance. Vê a dança como algo que excede o corpo físico, o que se traduz num trabalho de atenção e sensibilidade, bem como numa abordagem multidisciplinar ao movimento. Formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança e pelo Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança, desenvolve o seu trabalho coreográfico desde 2008, intimamente marcado por processos colaborativos. Do seu percurso enquanto coreógrafa e intérprete destaca as colaborações com artistas como Filipe Pereira, Elizabete Francisca, Sara Anjo, Loïc Touzé, Vera Mantero, David Marques, o colectivo La Tierce, João dos Santos Martins, Marco d'Agostin, Rita Natálio e Alain Michard. Desde 2019, tem vindo a desenvolver os laboratórios de investigação “Pode o corpo ser um Oráculo?” com Sara Anjo e “Estados de atenção e cuidado através da prática performativa”. Nestes, parte da sua experiência do corpo e do movimento para elaborar e disponibilizar um terreno de (auto)conhecimento e transformação. Em 2022, realizou o seu primeiro filme, Enjoy the weather: the film, apresentado no Festival FID - Festival Internacional de Cinema de Marselha. Nesse mesmo ano, colaborou com a artista plástica Kristina Norman em Orchidelirium - An appetite for Abundance, uma trilogia de filmes criada para a Bienal de Arte de Veneza. Depois de uma dezena de peças produzidas, das quais destaca “Um Espanto não se Espera”, “O que fica do que passa” e “Nova Criação”, criou mais recentemente “Sinédoque”, “Por motivo de Força Maior” em cumplicidade com Margarida Bettencourt e Sabine Macher e “Um pequeno exercício de composição” em colaboração com Vera Mantero. É artista associada da produtora Agência 25. www.silvateresa.weebly.com
Imagem: Joana Linda
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
Enjoy the weather - a sonic choreography
CICLO TERESA SILVA A dança a descer das nossas cabeças
Saber mais
PRÓXIMAS
ESTADOS DE ATENÇÃO E CUIDADO ATRAVÉS DA PRÁTICA PERFORMATIVA
CICLO TERESA SILVA A dança a descer das nossas cabeças
Saber mais