Lançamento de livro Anagramas Improváveis: Obras da Coleção de Serralves
Perspectivas sobre o passado, o presente e o futuro da Coleção de Serralves
Acesso gratuito, mediante inscrição no link e sujeito a lotação do espaço.
No próximo dia 10 de outubro realiza-se a apresentação do livro da exposição Anagramas Improváveis: Obras da Coleção de Serralves. A sessão contará com a participação de curadores desta mostra: Marta Almeida, Inês Grosso, Ricardo Nicolau e Joana Valsassina, liderados por Philippe Vergne, diretor do Museu, que apresentarão um excerto dos respetivos textos da publicação partilhando a sua perspetiva sobre a exposição, bem como sobre o passado e o presente da Coleção de Serralves apontando para o seu possível futuro.
A obra Anagramas Improváveis: Obras da Coleção de Serralves leva o leitor numa autêntica viagem pela mostra da exposição inaugural da Ala Álvaro Siza, onde se destaca a importância da relação das obras com o espaço e a ressonância das surpreendentes (e improváveis) associações entre artistas de diferentes gerações e proveniências geográficas.
No final da apresentação realizar-se-á um momento simbólico no Parque de Serralves, junto à Ala Álvaro Siza, onde o livro será plantado, num gesto que representa a devolução do papel à sua origem – as árvores – e que simboliza, igualmente, a disseminação do conhecimento.
Anagramas Improváveis é a primeira exposição da Coleção de Serralves na recém-inaugurada extensão do Museu, a Ala Álvaro Siza e conta com a curadoria de Marta Almeida, Isabel Braga, Inês Grosso, Ricardo Nicolau, Joana Valsassina e Philippe Vergne.