VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE ARIUNA BOGDAN
Bilheteira
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Penúltima sessão do ciclo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "Visita ou Memórias e Confissões" (1982) de Manoel de Oliveira, e apresentação da jornalista Ariuna Bogdan.
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
Manoel de Oliveira | POR | 1982 | 68'
Visita ou Memórias e Confissões é uma visita guiada pela intimidade de Manoel de Oliveira, que nele nos mostra a casa onde habitou por mais de 40 anos, na Rua da Vilarinha, e nos fala do seu cinema: das suas convicções e das suas dúvidas, dos filmes até aí realizados e dos filmes que pretendia ainda fazer. Rodado no outono de 1981, numa altura em que Oliveira contava 73 anos de idade, e com a determinação prévia de só poder ser apresentado postumamente, Visita é tanto um momento de balanço sobre a obra feita, como um filme de antecipação, que se projeta no futuro. Agustina Bessa-Luís escreveu, propositadamente para este filme, um diálogo intitulado A Casa, e dedicou-o a Oliveira e à sua esposa, Maria Isabel Carvalhais. Esse é um diálogo entre duas figuras espectrais, um homem e uma mulher, que se passeiam pelos quartos, salas, corredores e escadarias vazios comentando as vidas passadas que por ali se viveram."
Relacionado
Jornalista de cinema há duas décadas e professora de línguas em Portugal. Licenciada em Literatura e Línguas em Moscovo com Mestrado em Cinema e Televisão em Lisboa (FCSH) em redor do tema “Memória no Cinema de Manoel de Oliveira” (orientação do Prof. João Mário Grilo). Atualmente frequenta o curso de Operador de Câmara e Direção de Fotografia na ETIC.