SESSÃO DE CINEMA

A Desumana

Domingos na Casa do Cinema: Manoel de Oliveira Espectador

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
11 FEV 2024 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

1102 FilmeESPETADORA Desumana
"A Desumana" (Marcel L'Herbier, 1924)

Segunda sessão do ciclo dedicado à experiência de Manoel de Oliveira enquanto espectador, com filmes e cineastas importantes no seu percurso enquanto cinéfilo.


L’Inhumaine | A Desumana

Marcel L’Herbier | FRA | 1924 | 135’


O período áureo do cinema mudo está inevitavelmente ligado a cineastas como F.W. Murnau, Victor Sjöström, Fritz Lang ou Carl Theodor Dreyer, embora Marcel L’Herbier, sendo menos reconhecido, não seja menos importante. A Desumana é uma das obras-primas que L’Herbier produziu nos anos 20, onde se destaca um olhar particularmente atento aos aspetos cénicos e às possibilidades cinematográficas de construção do espaço. O filme apresenta-nos a história de uma cantora de vanguarda, uma diva indiferente às investidas dos seus muitos pretendentes, que procura redimir-se pela morte que causou a um dos seus dedicados admiradores.

Tendo descoberto as “qualidades fotogénicas muito específicas” de Manoel de Oliveira na sua breve aparição como ator no filme Fátima Milagrosa (1928), de Rino Lupo, Marcel L’Herbier quis convidar o jovem galã português para o papel de Dorian Gray, adaptação do romance de Oscar Wilde em que à época trabalhava. Mas L’Herbier acabaria por abandonar o projeto, ficando assim por concretizar a hipótese de Rudy Oliver (pseudónimo artístico usado por Oliveira neste período) se lançar numa carreira internacional como ator. 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile