Lançamento do livro da exposição "Tendo em linha de conto os tempos atuais: Jean-Luc Godard – Obra plástica"

TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA

Com António Preto e Gérard Lefort

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
12 ABR 2025 | 16:00

Acesso gratuito, sujeito a inscrição no link

1204 Lançamento do livro "Tendo em linha de conto os tempos atuais"

A Fundação de Serralves promove o lançamento do catálogo da exposição Tendo em linha de conto os tempos atuais: Jean-Luc Godard – Obra plástica, que acompanha a exposição patente na Casa do Cinema Manoel de Oliveira. Esta obra revela uma faceta menos conhecida de um dos mais influentes cineastas do século XX, acompanhando a produção de Jean-Luc Godard enquanto criador de imagens fixas. A apresentação do catálogo, que terá lugar no Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, contará com a apresentação do jornalista e crítico de cinema Gérard Lefort, responsável pelo encontro entre Godard e Manoel de Oliveira em 1993, que originou a conversa entre os dois realizadores publicada no jornal Libération - e também republicada neste catálogo.

 

Com a edição do Coletivo Ô Contraire!, co-curadores da exposição e colaboradores próximos de Godard, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, este catálogo apresenta uma vasta coleção de obras e documentos inéditos, procurando evidenciar o percurso de Godard enquanto artista plástico, tendência que manifestou desde muito cedo e que nunca abandonou. Esta sua dimensão plástica é também significativa no modo como influenciou o desenvolvimento dos seus filmes. Dividido em três partes, o catálogo inicia com uma seleção de textos do próprio Godard, entre eles Aline (o primeiro guião por si escrito, recentemente descoberto) ou Socialisme – Nos Humanités JLG 6B, também ele um fragmento inédito. A segunda parte apresenta uma vasta seleção das suas obras plásticas, incluindo desenhos, pinturas, imagens digitais e fac-símiles de cadernos. A terceira e última parte complementa as restantes duas com ensaios e entrevistas, contando com as contribuições de autores como Paul Grivas, Dominique Païni, Frédéric Papon, Pascale Cassagnau, Alain Bergala, Jean-Paul Civeyrac ou David Faroult, bem como a já referida republicação da conversa entre Jean-Luc Godard e Manoel de Oliveira.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile