TRISTAN PERICH feat. ENSEMBLE 0, ARS AD HOC & DRUMMING GP
TRISTAN PERICH
"OPEN SYMMETRY" / "SEQUENTIAL"
Acesso: 7,50€
50% desconto para estudantes, Jovens (12-18 anos), >65 anos e Amigos de Serralves.
Comprar Bilhete

OPEN SYMMETRY (2019)
TRISTAN PERICH & ENSEMBLE 0
PARA PERCUSSÃO E 20 ALTIFALANTES COM ELECTRÓNICA DE 1 BIT
Em 2010, a composição eletrónica lo-fi 1-Bit Symphony de Tristan Perich, então elogiada pelo seu intenso poder hipnótico e surpreendente profundidade emocional, suscitou no ensemble 0 o desejo imediato de organizar a sua primeira digressão europeia com Tristan Perich e Lesly Flanigan. De facto, o ensemble tem vindo a executar algumas das composições do compositor americano há já algum tempo, incluindo Observations (para dois conjuntos de crotales e música de 6 canais de 1 bit, 2008), Formations (violoncelo solo e eletrónica de seis canais de 1 bit, 2011) e Impermanent (para sinos tubulares e eletrónica de dois canais de 1 bit, 2011).
Open Symmetry foi encomendada pelo Ensemble 0 e pelo festival Variations (Lieu Unique) e estreou a 28 de abril de 2019.
“Open Symmetry contém um denso emaranhado de tons produzidos por percussão e eletrónica. Padrões subtilmente mutáveis impulsionam a música, enquanto bugs tonais saltam de uma cor para outra, como um botão de reset iluminado” (Tristan Perich, NYC, 30 de maio de 2018)
Uma gravação de Open Symmetry foi editada em 2024 pela Erased Tapes.
SEQUENCIAL (2011)
TRISTAN PERICH feat. ARS AD HOC & DRUMMING GP
PARA QUARTETOS DE CORDAS E PERCUSSÃO E AMPLIFICAÇÃO CONTROLADA
“Em Sequential, os músicos tocam os seus instrumentos a um volume quase inaudível, e microfones colocados a curta distância captam o seu som e passam-no por uma placa de circuito personalizada que liga e desliga cada sinal, num padrão marcado. Em vez de usar informação de 1 bit para sintetizar som, estou a usá-la aqui para o interromper. É como se alguém estivesse a tocar os botões de mute na mesa de mistura, transformando notas sustentadas em ritmos binários. Apesar de todos os sons da música serem executados ao vivo pelos músicos, a música resultante torna-se uma tapeçaria de sons eletrónicos que obscurece o timbre natural dos instrumentos, substituindo as vozes individuais por uma combinação híbrida.” (Tristan Perich)
Relacionado






O trabalho de Tristan Perich (Nova Iorque) inspira-se na simplicidade estética da matemática, da física e do código. A revista WIRE descreve as suas composições como “um encontro austero entre o eletrónico e o orgânico”. 1-Bit Music, o seu lançamento de 2004 pela Cantaloupe Music, foi o primeiro álbum alguma vez lançado como um microchip, programado para sintetizar a sua composição eletrónica ao vivo. O seu lançamento seguinte, 1-Bit Symphony, foi considerado “sublime” pelo New York Press, e o Wall Street Journal afirmou que “as suas oscilações têm uma força intensa e hipnótica e uma profundidade emocional surpreendente”. O seu último álbum, Drift Multiply (Nonesuch, New Amsterdam), para 50 violinos e 50 altifalantes, foi descrito pelo New York Times como “uma paisagem em constante evolução onde os sons se fundem e se prismam, onde os violinos tanto se concentram como se desfocam num éter calmante”. Associando a eletrónica de 1 bit a formas tradicionais, tanto na música como nas artes visuais, o trabalho de Perich, tem sido apresentado em todo o mundo, desde o festival Sónar e Ars Electronica ao Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e à galeria bitforms.
Imagem: Shervin Lainez
Atividades Relacionadas

PRÓXIMAS
TRISTAN PERICH
TRISTAN PERICH
Saber mais

PRÓXIMAS
“INFINITY GRADIENT”, PARA ÓRGÃO DE TUBOS E 100 ALTIFALANTES COM ELETRÓNICA DE 1 BIT
TRISTAN PERICH
Saber mais

PRÓXIMAS
TRISTAN PERICH feat. ENSEMBLE 0, ARS AD HOC & DRUMMING GP
TRISTAN PERICH
Saber mais
Comprar