DARIUS DOLATYARI-DOLATDOUST
O MUSEU COMO PERFORMANCE
I BECOME THEM, 40’
Performance
13 OUT | 14:30. 18:30
Instalação
12-13 OUT | 10:00 - 19.00
Um fresco em feltro: uma paisagem fantasiada, uma janela aberta. Quatro performers. Um casaco. Um avental. Uma saia. Uma luva. Uma máscara. Encontros.
I BECOME THEM é um espetáculo onde o figurino é inatamente coreográfico. As suas cores, texturas e formas oferecem partituras para cada intérprete. Ao vestirem estes figurinos, aceitam ser contaminados, experimentando transformações para que novos corpos surjam. Ao longo de um trabalho em torno do corpo, da voz e da linguagem, as paisagens começam a mover-se. Surge um diálogo - criaturas que aparecem, corpos que desaparecem. Tornam-se numa paisagem em movimento: esbatendo as fronteiras da humanidade. Este espetáculo é um ritual para recordar, sentir e dançar com o passado.
Sentido sentir
Sentir Sentido
Sentimentos de feltro
Uma boca cheia de feltro
Coreografia Darius Dolatyari-Dolatdoust
Performers Maureen Béguin-Morin, Marcos Nacar, Darius Dolatyari-Dolatdoust, Mallaury Scala
Consulte o programa completo aqui
Relacionado
Darius Dolatyari-Dolatdoust é um artista, performer, coreógrafo e designer, nascido em 1994 em França, com raízes iranianas, polacas e alemãs. A sua abordagem gira em torno do fabrico de trajes, que considera, por sua vez, como um espaço de transformação e hibridação, na sua capacidade de modificar a nossa relação com o corpo, a dança e a linguagem. O vestuário torna-se assim um meio de questionar a nossa identidade, seja recordando as origens iranianas, seja criando trajes inspirados em obras persas do Louvre, seja desconstruindo a nossa relação dominante com outras espécies, seja imaginando criaturas híbridas na fronteira entre humanos e animais. Desenvolveu também projetos têxteis cenográficos para cenários de filmes ou espetáculos coreográficos, mas também para as suas obras de arte visuais. O têxtil torna-se um material onde a sua pesquisa gráfica e ilustrativa finalmente se materializa. Em 2025, estará em residência na Villa Kujoyama.