SIZA TALKS
Conversas Internacionais
Acesso diário: 5€ (50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos)
Comprar Bilhete

No Oriente como no Ocidente, o balanço entre valores tradicionais e inovação foi evoluindo,
de acordo com o fluir da História. É preciso recuar séculos para avaliar esse encontro.
Não constitui algo de novo a globalização em aspectos materiais e espirituais.
Também em Portugal teve influência enorme essa aproximação,
tão cedo quanto o advento das viagens intercontinentais.
Álvaro Siza
Em 2026, as Siza Talks propõem o tema Conversas Internacionais, convidando à reflexão sobre a arquitetura como lugar de encontro entre geografias, culturas e modos de construir. A dimensão mundial da obra de Álvaro Siza oferece um ponto de partida para compreender como o projeto se transforma no contacto com outras realidades e como essa experiência renova o olhar sobre lugares mais próximos. Na continuidade das edições anteriores, o ciclo abre um espaço de diálogo em torno de questões que atravessam a prática contemporânea e encontram na obra de Siza uma expressão particularmente sensível, acompanhada por uma singular curiosidade pelo mundo.
Entre projetos nacionais e internacionais, desenvolve-se uma aprendizagem recíproca: os conhecimentos adquiridos num contexto são interrogados e ampliados noutro, enquanto o encontro com diferentes formas de habitar permite reconhecer possibilidades até então insuspeitas. A paisagem, a memória e as condições concretas de construção participam nesse processo, em que cada obra nasce de uma relação entre a civilização que o arquiteto transporta e aquilo que o lugar lhe permite descobrir.
Como recorda Siza, a circulação de ideias e métodos tem uma história de séculos, feita de aproximações e conflitos, de transmissão e mestiçagem. A arquitetura participa desse movimento através de desenhos que viajam, técnicas que se adaptam e conhecimentos que se encontram no trabalho partilhado. Pensar a sua dimensão internacional implica, por isso, considerar também o modo como se constrói esse encontro: a disponibilidade para escutar, o reconhecimento de uma erudição vernácula e a capacidade de rever as próprias certezas.
Neste horizonte, as relações entre centro e periferia tornam-se matéria de reflexão. Ao reconhecer que as periferias se revelam, sucessivamente, outros centros de cultura, somos convidados a pensar a identidade como uma construção em contínua mutação, cujas raízes se prolongam através do contacto e da interdependência. Que novos entendimentos da arquitetura emergem nesse confronto? Como se traduz uma ideia entre tradições, materiais e climas distintos? E de que modo o trabalho realizado à distância transforma a prática na sua origem?
As Conversas Internacionais reúnem estas interrogações em forma de partilha de experiências e descoberta de afinidades, propondo explorar o que a arquitetura aprende ao atravessar fronteiras. Conversar é, aqui, um exercício de atenção e de imaginação, uma forma de tornar a divergência compreensível e de abrir, através dela, novas possibilidades para os espaços que habitamos.
Os arquitetos convidados para esta edição trazem vários modos de relação entre a arquitetura e o mundo, a partir de distintos contextos geracionais e percursos próprios. O diálogo entre as suas práticas permite explorar como as ideias se transfiguram ao encontrar um outro país, como os saberes construtivos se renovam através da experimentação e como cada projeto negoceia a relação entre memória e transformação. Na diversidade das suas abordagens, estas conversas abrem um campo de reflexão sobre a responsabilidade de construir em múltiplos locais e sobre o contributo de cada caso para uma cultura arquitetónica comum.
O Conselho Consultivo da Direção de Arquitetura e das Siza Talks 2026-27 é composto pelos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitectura), Carles Muro (Professor Associado de Arquitetura no Politecnico di Milano), Martha Thorne (ex-diretora do Prémio Pritzker), Phyllis Lambert (fundadora do Centro Canadiano de Arquitetura) e pelo historiador Kenneth Frampton.
As Siza Talks são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.
PROGRAMA
12 NOV 2026
19:00 BOAS-VINDAS
19:30 KJETIL THORSEN (Snøhetta, Noruega)
13 NOV 2026
16:00 NUNO MELO SOUSA (Portugal)
17:00 MARIANA SIMAS (Studio MK27, Brasil)
18:00 ALBERTO CAMPO BAEZA (Espanha)
19:00 ELIZABETH DILLER (Diller Scofidio + Renfro, EUA)
14 NOV 2026
16:00 ELIAS e YOUSEF ANASTAS (AAU ANASTAS, Palestina)
17:00 ANOUK LEGENDRE (XTU Architectes, França)
18:00 TONY FRETTON (Reino Unido)
19:00 CARLOS FACIO (Colectivo c733, México)

Atividades Relacionadas

Oficinas de Famílias
Saber mais

Visitas Orientadas
Saber mais

PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Saber mais

Sazonalidades
Saber mais

Projeto Anual com Escolas
Saber mais

Escolas e Professores
Saber mais

Serviço Educativo
Saber mais
PAUTAS (2024) | SILVESTRE PESTANA & SUPERNOVA ENSEMBLE
Saber mais

PRÓXIMAS
O QUE PODE UM MUSEU?
Saber mais

PRÓXIMAS
Apresentação da ACCORDIA
Saber mais

PRÓXIMAS
OFICINA PARA FAMÍLIAS | CINEMA-MENTIRA: PERNA CURTA
Saber mais

PRÓXIMAS
OFICINA DE FAMÍLIAS | CASA: ESTUFA
Saber mais

PRÓXIMAS
SIZA TALKS
Saber mais
Comprar

PRÓXIMAS
VISITA TEMÁTICA RAÍZES DO PARQUE
Saber mais

PRÓXIMAS
CIÊNCIA EM FAMÍLIA | AS CORES SECRETAS DO OUTONO
Saber mais

PRÓXIMAS
OFICINA DE FAMÍLIAS | PAISAGEM
Saber mais

PRÓXIMAS
Surface, Otherwise (after STA XLII)
Saber mais

PRÓXIMAS
VISITA GUIADA AO TREETOP WALK
Saber mais

PRÓXIMAS
ARS AD HOC
Saber mais
Comprar