THE ÁLVARO SIZA TALKS 2025
Acesso diário: 5€ (50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos)

A Tradição é um desafio à inovação. É feita de enxertos sucessivos. Sou conservador e tradicionalista, isto é:
movo-me entre conflitos, compromissos, mestiçagem, transformação.
Álvaro Siza
Todos os anos, em novembro, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves convida arquitetos, estudantes e interessados em arquitetura em geral a participar, durante três dias consecutivos, numa série de reflexões e debates sobre a arquitetura contemporânea em torno de temas e valores presentes na obra de Álvaro Siza.
Na convicção de que a arquitetura é uma forma de conversa, cada edição do evento foi concebida como uma conversa alargada em torno de um tema que ajuda a centrar a troca de ideias e a proporcionar um enquadramento para as sessões. O título proposto para a edição deste ano das The Álvaro Siza Talks é Conversas entre Tradição e Inovação.
A relação entre tradição e inovação está no cerne de toda a atividade artística, e a arquitetura, portanto, não é exceção. A obra de Álvaro Siza fala-nos continuamente dessa relação, que se transforma numa tensão produtiva no seu processo criativo. Cada geração tem de refletir sobre a sua relação com a tradição. Uma tradição que – ao contrário do que se poderia pensar e tal como acontece também com a verdadeira liberdade criativa – não pode ser tida como garantida, mas tem de ser adquirida ou conquistada com esforço por cada arquiteto ou atelier. Talvez uma das características definidoras da condição contemporânea seja a presença simultânea de múltiplas tradições.
O trabalho dos arquitetos que participam na edição deste ano das Talks levanta – de forma mais ou menos consciente e de diversas maneiras, mas sempre com intensidade – essa discussão. A conferência de abertura será proferida por Wang Shu e os oradores incluem Ángela García de Paredes (Paredes Pedrosa, Madrid), Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos (Menos é Mais, Porto), Matthias Sauerbruch e Louisa Hutton (sauerbruch hutton, Berlin), Camilo Restrepo Ochoa (AGENdA, Medellín) e Paul e Johannes Robbrecht (Robbrecht en Daem, Ghent).
Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das "The Álvaro Siza Talks" é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Director do Prémio Aga Khan de Arquitectura), Philippe Vergne (Director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (coordenador das The Álvaro Siza Talks).
"The Álvaro Siza Talks" são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitectura.
PROGRAMA
12 NOV
19:00: BOAS-VINDAS
19:30: CONFERÊNCIA DE ABERTURA, WANG SHU
13 NOV
18:30: CRISTINA GUEDES, FRANCISCO VIEIRA DE CAMPOS (MENOS É MAIS, PORTO)
19:30: PAUL AND JOHANNES ROBBRECHT (ROBBRECHT EN DAEM ARCHITECTEN, GHENT)
14 NOV
17:30: CAMILO RESTREPO OCHOA (AGENDA, MEDELLÍN)
18:30: ÁNGELA GARCÍA DE PAREDES (PAREDES PEDROSA, MADRID)
19:30: MATTHIAS SAUERBRUCH E LOUISA HUTTON (SAUERBRUCH HUTTON, BERLIN)
As conferências serão em inglês com tradução simultânea para português.
Relacionado









(Macau, 1964)
Cristina Guedes estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde se licenciou em 1991. Colaborou com Álvaro Siza entre 1989 e 1990. Lecionou na Universidade Lusíada do Porto (FAAULP, 1994-2021), na Accademia di Architettura di Mendrisio (2018-2022) e atualmente é professora convidada na FAUP.