O Atalante
Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira
Com Maria do Carmo Piçarra (investigadora) e Regina Guimarães (escritora e videasta), com moderação de Anabela Mota Ribeiro
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Segunda sessão do ciclo de cinema e conversas Um Filme Falado: Os Temas de Oliveira, com concepção e moderação de Anabela Mota Ribeiro. Este ciclo, dedicado a vários núcleos temáticos presentes na obra de Manoel de Oliveira, progresse com o tema Desejo, com a projeção do filme O Atalante (1934) de Jean Vigo, e será seguida por uma conversa com a investigadora Maria do Carmo Piçarra e a escritora e videasta Regina Guimarães, com moderação de Anabela Mota Ribeiro.
DESEJO
13 ABR | SÁB | 17h00
L’ATALANTE | O ATALANTE
Jean Vigo | FRA | 1934 | 85’
Convidados: Maria do Carmo Piçarra (investigadora) e Regina Guimarães (escritora e videasta)
Jean (Jean Dasté) e Juliette (Dita Parlo) acabaram de casar. Sem tempo a perder, o casal embarca no “Atalante”, o barco de Jean, onde os espera o velho marinheiro Père Jules (Michel Simon) e um jovem (Louis Lefebvre). Inicialmente fascinada pela vida de aventura que a espera, ao viver num barco, Juliette apercebe-se do seu futuro aprisionado, de porto em porto, entre cargas e descargas. A oportunidade surge quando Juliette percebe que está perto de Paris e quer ir conhecer a cidade. Mas uma vez lá, acaba por ser roubada, sem poder regressar ao barco, onde Jean desespera por se sentir abandonado. Nas mãos de Jean Vigo, esta história aparentemente banal de amor conjugal transforma-se num dorido devaneio romântico sobre desejo e esperança. Tanto um idílio surpreendentemente erótico como uma meditação consciente sobre o Amor, O Atalante, a única longa-metragem que Jean Vigo conseguiu terminar, é um dos exemplos mais singulares e marcantes da história do cinema.
Relacionado
Maria do Carmo Piçarra é investigadora contratada no ICNOVA, professora assistente na UAL, e programadora de cinema. Investiga propaganda filmada e censura durante o Estado Novo, cinema político/revolucionário e o papel das mulheres nas descolonizações. Entre outros livros, publicou Vento Leste. Luso-orientalismo(s) nos filmes da ditadura (2023), Olhar de Maldoror. Singularidade de um cinema político (2022), Projectar a ordem. Cinema do Povo e propaganda salazarista 1935 – 1954 (2021) e Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo (2015). É editora da trilogia Angola, o nascimento de uma nação e de (Re)Imagining African Independence. Film, Visual Arts and the Fall of the Portuguese Empire.
Atividades Relacionadas