OS CANIBAIS
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE ANTÓNIO PRETO
Bilheteira
Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Vigésima primeira sessão do ciclo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "Os Canibais" (1988) de Manoel de Oliveira, e apresentação de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
OS CANIBAIS
Manoel de Oliveira | 1988 | 99'
Ambientado num palácio de uma estranha alta sociedade, ""Os Canibais"" diz respeito ao triângulo amoroso entre o enigmático Visconde de Aveleda, a donzela Margarida (que o Visconde pede em casamento) e D. José, pretendente da donzela. O enredo passional e mórbido cria uma teia de intrigas e de revelações que, no limite do surrealismo, conduz as todas as suas personagens à perdição. Este grotesco filme-ópera resulta da transposição cinematográfica de um conto oitocentista de Álvaro do Carvalhal, articulada entre a adaptação do texto por Oliveira e o libreto, nele inspirado, de João Paes.
Relacionado
António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar
PRÓXIMAS
NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar