CONFERÊNCIA E SESSÃO DE CINEMA: TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
COM FABRICE ARAGNO E PAUL GRIVAS, CO-CURADORES DA EXPOSIÇÃO, E ANTÓNIO PRETO, DIRETOR DA CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA
Bilheteira
Acesso: Bilhete 3€
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€
A exposição Tendo em Linha de Conto os Tempos Atuais | Jean-Luc Godard - Obra Plástica apresenta, pela primeira vez, o percurso de Jean-Luc Godard enquanto criador de imagens fixas, desde a sua infância até 2022. Grande parte das obras visuais de Godard (pinturas, desenhos, cadernos, imagens digitais), bem como as fotografias de família tiradas por sua mãe, Odile Monod, nunca foram mostradas antes. Esta exposição reconstrói o seu percurso artístico através de uma volumosa série de obras inéditas, sem descurar a sua relação com Manoel de Oliveira que, das trocas literárias iniciais, culmina num diálogo entre filmes, onde Film Socialism (2010) de Jean-Luc Godard pode ser visto como uma resposta a Um Filme Falado (2003) de Manoel de Oliveira. Nesta conferência, os co-curadores Fabrice Aragno e Paul Grivas conversam com António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, abordando os princípios orientadores da exposição, o alcance da obra plástica de Godard, e o diálogo que a mesma mantém com a sua obra fílmica.
A conferência será seguida pela uma sessão de cinema inaugural do ciclo de cinema, conferências e conversas Jean-Luc Godard, com a projeção dos filmes Exposé du film annonce du film Scénario (Apresentação do trailer do filme Scénario, 2024) e Scénarios (2024), ambos de Jean-Luc Godard, Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia.
EXPOSÉ DU FILM ANNONCE DU FILM SCÉNARIO | APRESENTAÇÃO DO TRAILER DO FILME SCÉNARIO
Jean-Luc Godard, Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia | FRA, JPN | 2024 | 36'
Em outubro de 2021, Jean-Luc Godard apresentou os seus planos para Scénario, um filme em 6 partes que combina imagens fixas e em movimento, a meio caminho entre a leitura e a visão. Exposé du film annonce du film Scénario é um momento privilegiado de encontro com o processo criativo de Godard, onde o realizador, em primeira mão, procura comunicar aos seus colaboradores Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia instruções para o seu novo filme.
SCÉNARIOS
Jean-Luc Godard, Fabrice Aragno e Jean-Paul Battaggia | FRA, JPN | 2024 | 18'
Scénarios, que foi literalmente terminado por Jean-Luc Godard no dia anterior à sua morte, tem duas vertentes: ADN, elementos fundamentais, e RMN, Odisseia. Entre estas duas polaridades, que evocam a génese e o declínio de uma forma estritamente materialista, desenrola-se uma história, feita de um emaranhado de notas e imagens, condensada em 18 minutos. É uma narrativa assombrada pela morte, pois este filme é também uma despedida. O segundo segmento termina com um autorretrato de JLG sentado na sua cama, de tronco nu e a dar os últimos retoques no seu filme – as suas últimas imagens. (Festival de Cannes)