THE ÁLVARO SIZA TALKS 2024
CONVERSAS ESSENCIAIS
Bilheteira
Acesso diário: 5€ (50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos)
* Acesso conferência Smiljan Radic: 3€ (50% de desconto para Amigos de Serralves, estudantes e maiores de 65 anos)
O Museu de Arte Moderna de Serralves convida, uma vez mais, arquitetos, estudantes e interessados em arquitetura em geral a partilhar, durante três dias consecutivos, um conjunto de reflexões sobre a arquitetura contemporânea em torno de temas e valores presentes na obra de Álvaro Siza.
Partindo da convicção de que a arquitetura é uma forma de conversação – e esta, por sua vez, uma forma de criação de conhecimento –, pretendeu-se, desde o início deste projeto, que cada edição girasse em torno de um tema que ajudasse a enquadrar as sessões. O título proposto para a sexta edição das The Álvaro Siza Talks é Conversas Essenciais.
Independentemente da escala e de qualquer outra das muitas condicionantes que rodeiam um trabalho, cada um dos projetos de Álvaro Siza é uma oportunidade não só para compreender e evidenciar os ingredientes essenciais de um problema, de um lugar, de uma cultura e de uma tradição, mas também para avançar lenta e pacientemente na procura da própria essência da arquitetura. Tanto quando se trata de uma intervenção urbana, em que consegue manter a essência de um lugar sem renunciar a uma profunda – e por isso, por vezes, quase invisível – transformação, como quando se trata do desenho de um móvel, em cujo processo, “lentamente, a evolução do projeto orienta-se para uma redução à essência e uma gradual aproximação à substância”. (1)
O trabalho dos arquitetos que participam na edição deste ano das Talks partilha, na nossa opinião, um certo desejo de se aproximar, com diferentes instrumentos e de diferentes ângulos, dessa essência fugidia. Alguns fazem-no a partir da construção e da condição material da arquitetura e outros, talvez, a partir do desenho e das ideias. A conferência inaugural será proferida por Francis Keré (Berlim / Burkina Faso), e os oradores incluem Roberto Collovà (Palermo), María González (Sol89, Sevilha), Ricardo Bak Gordon (Lisboa), Jaume Mayol (TEd’A arquitectes, Maiorca), Smiljan Radic (Santiago do Chile) e Inge Vinck (architecten jan de vylder inge vinck, Gante).
Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das “The Álvaro Siza Talks” é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (curador das "The Álvaro Siza Talks").
“The Álvaro Siza Talks” são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.
(1) “Essencialmente”, in: Álvaro Siza, Imaginar a evidência, Lisboa, Edições 70, 2000.
PROGRAMA
13 NOV (QUA)
19:00 BOAS-VINDAS
19:30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA - FRANCIS KÉRÉ
14 NOV (QUI)
17:00 JAUME MAYOL (TED’A)
18:00 INGE VINCK (ARCHITECTEN JAN DE VYLDER INGE VINCK)
15 NOV (SEX)
17:00 RICARDO BAK GORDON
18:00 MARÍA GONZÁLEZ (SOL 89)
19:00 ROBERTO COLLOVÀ
21:30 SMILJAN RADIC *
As conferências serão em inglês (exceto a conferência de Roberto Collovà que será em italiano) com tradução simultânea para português.
Relacionado
(Gando, Burkina Faso, 1965)
Diébédo Francis Kéré estudou arquitetura na Technische Universität Berlin, onde se licenciou em 2004. O seu primeiro edifício, a Escola Primária de Gando (2001), recebeu o Prémio Aga Khan de Arquitetura em 2004. Seguiu-se a realização de outras instalações educativas e médicas em Burkina Faso, Quénia, Moçambique e Uganda. O seu trabalho expandiu-se para além dos edifícios escolares em países africanos, incluindo estruturas temporárias e permanentes na Dinamarca, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
Foi-lhe atribuído o Prémio Pritzker de Arquitetura em 2022. Outros prémios incluem o BSI Swiss Architectural Award (2010), o Holcim Global Awards Gold (2012), o Schelling Architecture Award (2014), o Arnold W Brunner Memorial Prize in Architecture da American Academy of Arts & Letters (2017), a Thomas Jefferson Medal in Architecture (2021) e foi galardoado com o 2023 Praemium Imperiale pela Japan Art Association.
Keré foi professor convidado na Harvard University Graduate School of Design, na Yale School of Architecture e na Accademia di Architettura di Mendrisio e detém a cátedra de Projeto Arquitetónico e Participação na Technische Universität München (Munique, Alemanha) desde 2017.
A&V Monografías, nº 201, 2018
a+u, 2023:05
@ Urban Zintel