PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE SÉRGIO DIAS BRANCO
Bilheteira
Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Décima sexta sessão do ciclo de cinema Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "Passagem ou a Meio Caminho" (1986) de Jorge Silva Melo, e apresentação do professor e investigador Sérgio Dias Branco.
PASSAGEM OU A MEIO CAMINHO
Jorge Silva Melo | POR | 1986 | 80'
Escrito e filmado a partir da vida e obra do escritor alemão Georg Büchner (1813-1837), à luz elétrica e à máquina de escrever, sem reconstituição histórica, é um filme de ressaca revolucionária. Fala-se da Guerra de Espanha e de Cézanne, através da sobreposição de épocas e de citações. Mas o “fundo” – nunca nomeado – é o 25 de Abril. “À entrada dos anos 80, e no seu primeiro filme, Jorge Silva Melo deu-nos a ver a escuridão da selva. Talvez por ser tão escura – neste filme tão claro – tantos se perderam nela, não percebendo como a vida parava e como era preciso (necessário) pintá-la naquele momento” (João Bénard da Costa).
Relacionado
Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. É investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e colabora com o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Filosofia da Nova. Leccionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde lhe foram atribuídos os graus de Mestre e Doutor em Estudos Fílmicos. Foi Presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento entre 2018 e 2020 e membro da sua Direcção entre 2014 e 2020. A sua investigação inscreve-se nas áreas científicas dos estudos fílmicos, religiosos, televisivos, e da classe trabalhadora. Co-edita a revista Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Os seus últimos livros são Escrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes (2020) e O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo (2020).
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar
PRÓXIMAS
NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2
Saber mais
Comprar