Conversa

CRIANÇAS NA REVOLUÇÃO

Francis Alÿs Ricochetes

Com Virgínia Fróis, Maria Galego, Elvira Leite, Sofia Vitorino e moderação de Ana Bigotte Vieira

Biblioteca
15 FEV 2025 | 16:00
1502 CRIANÇAS NA REVOLUÇÃO

Ao longo das últimas duas décadas, Francis Alÿs viajou para mais de 15 países em todo o mundo para filmar jogos infantis – desde musical chairs (dança das cadeiras) no México a leapfrog (jogo do eixo) no Iraque, saltar à corda em Hong Kong e 1, 2, 3, Freeze! em Londres. 


Apresentada em diálogo com uma vasta seleção de pinturas, esta instalação imersiva, com múltiplas telas, oferece a visão mais completa da série Children’s Games até ao momento. Capturando a universalidade e a criatividade do ato de jogar, a série destaca interações sociais que estão a desaparecer devido à rápida urbanização, à erosão das comunidades e ao crescente domínio do entretenimento digital. 


A exposição Ricochetes de Francis Alÿs, em Serralves, é a inspiração para a programação da conversa ‘Crianças na Revolução’, pensada entre Ana Bigotte Vieira, curadora do projeto BRINCAR*, e os Serviços Educativo e de Artes Performativas do Museu de Serralves.


A propósito da exposição Ricochetes de Francis Alÿs e do ato de brincar como revolucionário, tem lugar uma mesa-redonda em que se abordam experiências artísticas com e para a infância ocorridas nos anos que rodeiam a Revolução de Abril de 1974. Uma conversa com precursoras da arte educação Virgínia Fróis, fundadora da Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, ou Elvira Leite, referência na pedagogia artística e nos Serviços Educativos de museus um pouco por todo o país, em diálogo com Maria Galego e Sofia Victorino, procurando estabelecer uma ponte com a pedagogia artística atual.

* BRINCAR é um projeto de investigação histórica e artística que procura trabalhar sobre / e a partir de experiências artísticas e sociais ocorridos com / para a infância nos anos que rodeiam a REVOLUÇÃO de abril 74 e final séc. XX.

Relacionado

Ana Bigotte Vieira
Ana Bigotte Vieira
Elvira Leite
Elvira Leite
Maria Galego
Maria Galego
Sofia Victorino
Sofia Victorino
Virgínia Fróis
Virgínia Fróis
Ana Bigotte Vieira
Ana Bigotte Vieira

Co-Investigadora Responsável do projeto FCT Archiving Theatre. Presentemente organiza, juntamente com João dos Santos Martins, Ana Dinger e Carlos Manuel Oliveira o programa e exposição, patente na Fundação Calouste Gulbenkian até 13 de janeiro de 2025, Dança Não Dança – arqueologias da nova dança em Portugal, VII edição do projeto Para Uma Timeline a Haver. Entre 2018 e 2023 fez parte da equipa de programação do Teatro do Bairro Alto, sendo responsável pela curadoria de discurso e edições. Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e colaboradora do Centro de Estudos de Teatro, a sua investigação tem incidido sobre a relação entre experimentalismo nas artes e as transformações culturais e urbanas. Licenciou-se em História Moderna e Contemporânea (ISCTE), especializando-se em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (UNL), e em Estudos de Teatro (UL). Foi Visiting Scholar no departamento de Performance Studies da NYU entre 2009 e 2012.

É cofundadora de baldio | Estudos de Performance e dramaturgista. A sua tese de Doutoramento, sobre a ação do Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989, recebeu uma Menção Honrosa em História Contemporânea pela Fundação Mário Soares. Traduziu vários autores, sobretudo de teatro e filosofia, como Luigi Pirandello, Giorgio Agamben e Maurizio Lazzarato. Integra a Associação BUALA.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile