CÍRCULO DE BELAS ARTES

ARQUITETURA A NU

Com Eduardo Souto de Moura, Juan Miguel Hernández León e moderação de António Choupina

Ala Álvaro Siza
18 JAN 2024 | 19:00

CICLO DE CONVERSAS ARQUITETURA A NU

Bilheteira
3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)                

1801 CÍRCULO DE BELAS ARTES

Juan Miguel Hernández León, arquiteto espanhol e presidente do Círculo de Bellas Artes, atribuiu a Medalha de Ouro a Álvaro Siza e a Eduardo Souto de Moura, em 1998 e 2023, ambos alumni da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP).


A afinidade entre Siza e Souto de Moura, quase vinte anos mais novo, define-se não na escola mas através dela, graças às iniciativas pós-revolucionárias do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL). Eduardo Souto de Moura colaboraria no escritório de Álvaro Siza entre 1974 e 1979, tendo desde então desenvolvido o seu próprio corpo de obra, reconhecido com o Prémio Pritzker em 2011, quase vinte anos após o de Siza.


O não realizado Centro Cultural de La Defensa (1988-90) foi o primeiro grande museu siziano. Deve-o em parte a Hernández León, então Diretor Geral de Belas Artes do Ministério da Cultura, com quem viria a desenvolver o Plano Especial para Madrid (2002-19) como uma espécie de átrio urbano para os museus do Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía. Esta ideia de extensão ou inter-relação museológica está também patente nas co-autorias que Siza tem elaborado com Souto de Moura, do concurso para o Museu de Arte Contemporânea de Helsínquia (1992-93) até ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea (2010-15), em Santo Tirso.


Moderada pelo arquiteto António Choupina, este será um dos últimos momentos da programação Arquitetura a Nu a decorrer na Ala Álvaro Siza, antes da abertura das Exposições da Coleção.
  

Relacionado

António Choupina
António Choupina
Eduardo Souto Moura
Eduardo Souto Moura
Juan Miguel Hernández León
Juan Miguel Hernández León
António Choupina
António Choupina

António Choupina é arquitecto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, fundou o atelier CH.A (CHoupina.Arquitectos) em 2010, ano em que colabora com a Escola de Artes e Design. É responsável pelas intervenções no Palácio de Carlos V em Granada e no Pavilhão Sverre Fehn durante a Visita Oficial da Presidência da República à Noruega.

Acompanhou recentemente a construção do Pavilhão Álvaro Siza na Feira Internacional do Mobiliário da China, com quem desenvolveu vários projectos culturais, em parceria com Aedes Berlin, o Museu Vitra Design e a Rede Aga Khan.

Como curador, tem curadoria de exposições no Museu de Serralves, no Museu Nadir Afonso, na Fundação Alfaro, na Fundação Tchoban ou na Fundação Marques da Silva, produzindo múltiplas publicações sobre a fronteira da arquitetura, arte e filosofia. 

É o editor de A As Architecture Network, júri de prémios internacionais e orador convidado em várias instituições e eventos, tais como o Bauhaus100 e o Fórum Internacional de Design de Arquitetura.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile