CONFERÊNCIA DE ALAIN BERGALA: A SOBERANIA DO ATO CRIATIVO EM OLIVEIRA E GODARD
TENDO EM LINHA DE CONTO OS TEMPOS ATUAIS | JEAN-LUC GODARD - OBRA PLÁSTICA
DE ALAIN BERGALA, CINEASTA E CRÍTICO DE CINEMA
Bilheteira
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Conferência "A soberania do ato criativo em Oliveira e Godard" de Alain Bergala, cineasta e crítico de cinema, no âmbito da exposição Tendo em linha de conto os tempos atuais | Jean-Luc Godard - Obra Plástica.
A soberania do ato criativo em Oliveira e Godard
A soberania criativa dos dois cineastas reside numa dupla relação com o tempo: a aceitação humilde e o amor cinematográfico do tempo vivido à escala humana, e a invenção de uma relação fixa com o tempo, a partir de um ponto de perceção onde o tempo já não flui, onde está imóvel sob um olhar não-humano ou sobre-humano.
Relacionado
Alain Bergala foi chefe de redação e editor dos Cahiers du cinéma. É autor de numerosos artigos e livros sobre Godard, Rossellini, Bergman, Kiarostami, Buñuel e o ato criativo no cinema. Realiza filmes para cinema e televisão. É professor honorário da Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e dirigiu o departamento de análise cinematográfica da Femis. Foi conselheiro cinematográfico do Ministro da Educação francês Jack Lang. Curador das exposições: Correspondances Kiarostami Erice; Brune Blonde; Pasolini Roma.