IDENTIFICACÍON (1975) de Manoel Barbosa
Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril
Apresentação pública da transmissão da performance Identificación de Manoel Barbosa por Vânia Rovisco, no âmbito do projeto de investigação REACTING TO TIME ─ Portugueses na performance
Bilheteira
7,50 euros com os descontos habituais
Comprar Bilhete
Identificación
Autoria: Manoel Barbosa
Data de criação e apresentação: 1975
Local: Barcelona
Nome do festival: Encóntro Internacional de la Creación Libre
Duração: 45’-50'
Transmissão: Vânia Rovisco
Identificación foi apresentada em 1975, Barcelona, num encontro internacional de arte e cultura semiclandestino contra os então resquícios do franquismo.
A performance é criativamente a soma e questionamento duma perturbada fase pessoal vivida na guerra colonial em Angola e simultaneamente em Portugal libertado. Turbilhão de acontecimentos uns quantos traumáticos (guerra na mata e urbana/Luanda, drogas libertadoras, mortes e estropiações), colocados estética, discursiva e plasticamente em rupturas, desmembramentos perceptíveis ou não.
O título Identificación foi ─ e é hoje ─ também uma homenagem ao povo da Catalunha.
Manoel Barbosa.
REACTING TO TIME ─ Portugueses na performance é a apresentação pública do resultado da formação homónima, dinamizada por Vânia Rovisco e centrada num trabalho de arqueologia e investigação do trabalho desenvolvido pelos primeiros performers nacionais.
Nos anos em torno da Revolução de 25 de abril de 1974, uma dinâmica particular pautou a atividade artística portuguesa e um conjunto de eventos sintonizaram Portugal com as questões e com algumas das práticas que animavam a vanguarda artística internacional.
Entre 1972 e 1985, a performance inscreveu-se no tecido da história da arte portuguesa e nesse lapso temporal, Albuquerque Mendes, Fernando Azevedo, João Dixo, Artur Barrio, Gerardo Burmester, Miguel Yeco, Silvestre Pestana, Elisabete Mileu, Manoel Barbosa, Fernando Aguiar, António Olaio, São Pestana, Rui Órfão e Alberto Carneiro definem as coordenadas de um corpo performativo português.
REACTING TO TIME ─ Portugueses na performance procura atualizar a especificidade da memória corporal destas primeiras experiências. Aceder à origem dessa informação, atualizá-la pela transmissão da experiência direta e apresentá-la publicamente são os objetivos deste projeto.
Relacionado
Nasceu em Rio Maior, 1951. Reside e trabalha em Lisboa, New York City e Como/Itália.
Actividade : Pintura, Performance Art, Desenho, Instalação, Vídeo Art. Primeiras exposições na década de 1970, e primeira performance em 1973 ; 118 performances.
Performances (selecção) : Performance Identificación (1975), por Vânia Rovisco e performers, Fundação-Museu de Serralves, Porto, 2024 ; 5ème Symposium International d'Art Performance, Lyon,1983 ; Centre Georges Pompidou, Paris,1984 ;
Premier Festival International de la Performance de Paris, 1982 ; Ciclo de Arte Moderna Portuguesa/M.Barbosa, IADE, Lisboa,1981 ; ACARTE-Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,1986 e 1989 ; XIIème Biennal International de Paris,1982 ;
Festival PE 15, Recife,2014 ; Semaine International d'Art Performance, Galerie Diagonale, Paris,1980 ; Alternativa-I,II,III Festival Internacional de Arte Viva, Almada,1981-82-83 ; Festival Line Up Action, Coimbra,2010 ; Galeria Espaço Lusitano, Porto,1982 ;
ICA, London,1986 ; FIAC'80-Foire International d'Art Contemporain, Grand Palais, Paris,1980 ; The Art Parade/Deitch, New York C.,1995 ; Alkantara Festival, Teatro São Luiz,Lisboa,2011 ; Documenta 7/Salle Appolon, Kassel,1987 ;
Espace Pali-Kao, Paris,1982 ; Central Park/Guggenheim Museum, New York C.,2005 ; Rex, Paris,1983 ; Prostor P, Zagreb,1987 ; Festival International de la Jeune Performance, Fondation Boris Vian, Paris,1982 ;
Semana Internacional de Arte Actual, Vila do Conde,1983 ; Musée d'Art Moderne de Strasboug,1982 ; Quartos Encontros Internacionais de Arte, Caldas da Rainha,1977 ; Festival Internazionale di Performance, Istalazionni, Arte Video, Ferrara,1981 ;
Galeria ZDB, Lisboa,2020 e 2022 ; AVE-Internationaal Audiovisueel, Experimenteel Festival, Arnhem,1987 ; Perform'Arte-I Encontro Nacional de Performance, Torres Vedras,1985 ; Mudas-Museu de Arte Contemporânea da Madeira,2021 ;
Galeria Plataforma Revolver, Lisboa,2021 ; P!-100 Anos do Manifesto Futurista de Almada Negreiros, Teatro São Luiz, Lisboa,2017 ; Reacting to Time-Portugueses na Performance/Manoel Barbosa, por Vânia Rovisco e performers, Lisboa, Porto, Guimarães, Torres Vedras, Múrcia ; Faculdade de Belas Artes, Porto,1999 ; Forum Dança, Lisboa,2017 ; I SITU-Semana Internacional de Teatro Universitário, Coimbra,1984 ; The Theatre Gallery, Warsaw,1987 ; Performance dans la Rue, Centre Culturel, Champy,1982 ;
Faculdade de Belas Artes, Lisboa,2011 ; Perspectivas Actuais da Arte Portuguesa, SNBelas Artes, Lisboa,1984 ; Expo Nova Sensibilidade/Figurações-Intervenções, SNBelas Artes, Lisboa,1979 ; Toronto Museum of Contemporary Art, Toronto,1988 ;
Duas Noites da Performance, Coimbra,1982 ; Teatro Angrense, Angra do Heroísmo, 1995 ; Teatro da Trindade, Lisboa,1985 ; Galerie JJ Donguy, Paris,1981 ; Ciclo Manoel Barbosa (1 semana), Universidade de Coimbra e Teatro Gil Vicente, Coimbra,2018 ;
Performance Identificación (1975), por Vânia Rovisco e performers, Fundação-Museu de Serralves, Porto,2024