O Museu como Performance
Acesso: Bilhete Museu
10:00 - 20:00

Relacionado
![GUSTAVO SUMPTA [PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/n3bipxaomfnqancibd4ua.jpg?fit=fill&w=800)
![ANDRÉ UERBA [PT/DE]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nyxfoga6lqnnw6glxobr5.jpg?fit=fill&w=800)
![ULA SICKLE [CA/BE]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nlqmomz9udnjeugk3ygwy.jpg?fit=fill&w=800)
![MÁIRÉAD DELANEY [US/IR]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nihxn2gbnrncjtepdmdxl.jpg?fit=fill&w=800)
![VANDA MADUREIRA [PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nshmhqddrfnukeervq3in.jpg?fit=fill&w=800)
![DORI NIGRO AND PAULO PINTO [BR/PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/npfzh9r9acnaaeqyf71as.jpg?fit=fill&w=800)
![SARA MANENTE & CHRISTOPHE ALBERTIJN [IT/BE]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nyyouxnb1bna3c0nsqgs1.jpg?fit=fill&w=800)
![DAVID HELBICH [DE/BE]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nh5lrswhesnhjhtppsblg.jpg?fit=fill&w=800)

![JOSÉ ALBERTO GOMES & JOÃO DIAS [PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/nodxabli5kn7tb6ydwwr1.jpg?fit=fill&w=800)
![GUSTAVO SUMPTA [PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/n3bipxaomfnqancibd4ua.jpg?fit=cover&w=800&h=800)
![GUSTAVO SUMPTA [PT]](https://img.bndlyr.com/nsa343pdfl/_assets/n3bipxaomfnqancibd4ua.jpg?fit=fill&w=800)
Levantar o Mundo [Moving the world]
O ponto de partida é a frase de Arquimedes “Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo”. Este matemático, engenheiro, físico, inventor e astrónomo grego, considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica, também é o autor de um influente princípio para a engenharia moderna conhecido como o “Princípio da Alavanca de Arquimedes”, em que Fp (Força potente) x Bp (Braço potente) = Fr (Força resistente) x Br (Braço resistente).
Ancorada neste princípio, a performance traduz-se numa ação em circuito fechado, em que o artista se equilibra em cima de um tubo que por sua vez está apoiado num gigantesco pneu. Este equilíbrio é conseguido porque o peso do performer faz oscilar a estrutura de ferro, demonstrando que intérprete e dispositivo são afinal um mesmo corpo. Levantar o mundo desdobra-se em quatro momentos, ou posições. Primeira posição: arranque. Segunda posição: equilíbrio instável. Terceira posição: horizontalidade da estrutura. Quarta posição: preparação da saída. Quinta posição: saída. No final, o performer repete os quatro momentos.