O SANGUE
MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS
SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE DANIEL RIBAS
Bilheteira
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Vigésima segunda sessão do ciclo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção do filme "O Sangue" (1989) de Pedro Costa, e apresentação do professor e investigador Daniel Ribas.
O SANGUE
Pedro Costa | 1989 | 95'
Uma terra de província. Natal, fim de ano. Dois irmãos. Um tem 17 anos, outro 10. Eles juram guardar um segredo, que tem a ver com as frequentes ausências do pai. E que só uma rapariga partilha com o irmão mais velho. Desta vez, o pai não se ausentou como o tinha feito tantas outras vezes. O que se passou? Só Vicente e Clara o sabem. Segredos, promessas, separações, esperas. À força de quererem sobreviver ao seu segredo, os dois irmãos perdem-se. Talvez seja sobre a noite da infância, este filme.
Relacionado
Daniel Ribas é investigador, programador e crítico de cinema. É Professor Auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a Licenciatura e o Mestrado em Cinema. É Diretor do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc IFF, no qual foi membro da Direção Artística entre 2016 e 2018. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde IFF e do Batalha Centro de Cinema. Doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho, escreve sobre cinema português, cinema contemporâneo e experimental. As suas mais recentes publicações são Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century (2020, Curtas Metragens CRL; coeditado com Paulo Cunha) e Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo (2019, Imprensa de História Contemporânea). É colaborador regular do PÚBLICO e jurado do Instituto do Cinema e Audiovisual.