À TUA VOLTA SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ | 2024
Francis Alÿs Ricochetes
À tua volta é uma performance que convida uma pessoa do público de cada vez a “estar” 10 minutos com cinco performers numa sala. A estrutura peculiar de À tua volta assenta num diálogo sensível entre performers e visitante, onde apenas é requerida a sua presença e a partir da qual a performance se reinventa. A potência desta performance reside na sua simplicidade, plasticidade e na permanente reconfiguração dos códigos de relação: como num jogo em que as regras vão sendo inventadas à medida que se joga.
Direcção Artística e texto: Sofia Dias & Vítor Roriz
Performance : Emily da Silva/Nina Botkay, Joana Manaças, Sofia Dias, Tarlie Lumby e Vítor Roriz
Support : Bridges - Artists In Residency At Champalimaud Center For The Unknown
Production: SD&VR, Lda
Administração SD&VR: Cátia Mateus
Sofia Dias & Vítor Roriz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura I Dgartes – Direção-Geral Das Artes.
Relacionado
SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ são uma dupla de artistas/coreógrafos a colaborar desde 2006. A natureza híbrida da sua pesquisa, associada a uma curiosidade e necessidade de experimentação levou-os à criação de vários espectáculos, performances, faixas sonoras, vídeos, podcasts e instalações, atravessando diferentes contextos e esbatendo limites entre áreas artísticas. Os seus espectáculos para palco, predominantemente interpretados pelos dois, convocam uma linguagem coreográfica depurada em ligação com a palavra e a voz e foram apresentadas em mais de 17 países. Em 2011 foram consagrados com o Prix Jardin d'Europe e Aerowaves Spring Forward com o espectáculo Um gesto que não passa de uma ameaça. Têm sido convidados a colaborar com diversos artistas, entre os quais, Catarina Dias, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins, Felipe Hirsch, Boris Charmatz e mais frequentemente com Tiago Rodrigues. Leccionam regularmente aulas e workshops em diferentes instituições de ensino formal e informal. Têm vindo a organizar residências e laboratórios de pesquisa para artistas em diferentes contextos. Foram convidados a fazer a curadoria do PACAP 2 (2018/2019) e PACAP 6 (2023) - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas. Entre 2023/24 foram Artistas Residentes na Fundação Champalimaud. Em 2025 são artistas Em Casa nos Estúdios Vítor Córdon.
Atividades Relacionadas
PRÓXIMAS
Saltitar, de Connor Scott
Francis Alÿs Ricochetes
Saber mais
PRÓXIMAS
CRIANÇAS NA REVOLUÇÃO
Francis Alÿs Ricochetes
Saber mais
PRÓXIMAS
À TUA VOLTA SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ | 2024
Francis Alÿs Ricochetes
Saber mais