Performance

À TUA VOLTA SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ | 2024

Francis Alÿs Ricochetes

Museu
21março 10h00-18h00 /22 e 23 março-10h00-19h00
2103 À TUA VOLTA  SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ
Maria Abrantes

À tua volta é uma performance que convida uma pessoa do público de cada vez a “estar” 10 minutos com cinco performers numa sala. A estrutura peculiar de À tua volta assenta num diálogo sensível entre performers e visitante, onde apenas é requerida a sua presença e a partir da qual a performance se reinventa. A potência desta performance reside na sua simplicidade, plasticidade e na permanente reconfiguração dos códigos de relação: como num jogo em que as regras vão sendo inventadas à medida que se joga.


Direcção Artística e texto: Sofia Dias & Vítor Roriz

Performance : Emily da Silva/Nina Botkay, Joana Manaças, Sofia Dias, Tarlie Lumby e Vítor Roriz

Support : Bridges - Artists In Residency At Champalimaud Center For The Unknown

Production: SD&VR, Lda

Administração SD&VR: Cátia Mateus

Sofia Dias & Vítor Roriz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura I Dgartes – Direção-Geral Das Artes.


Relacionado

SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ
SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ
SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ
SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ

SOFIA DIAS E VÍTOR RORIZ são uma dupla de artistas/coreógrafos a colaborar desde 2006. A natureza híbrida da sua pesquisa, associada a uma curiosidade e necessidade de experimentação levou-os à criação de vários espectáculos, performances, faixas sonoras, vídeos, podcasts e instalações, atravessando diferentes contextos e esbatendo limites entre áreas artísticas. Os seus espectáculos para palco, predominantemente interpretados pelos dois, convocam uma linguagem coreográfica depurada em ligação com a palavra e a voz e foram apresentadas em mais de 17 países. Em 2011 foram consagrados com o Prix Jardin d'Europe e Aerowaves Spring Forward com o espectáculo Um gesto que não passa de uma ameaça. Têm sido convidados a colaborar com diversos artistas, entre os quais, Catarina Dias, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins, Felipe Hirsch, Boris Charmatz e mais frequentemente com Tiago Rodrigues. Leccionam regularmente aulas e workshops em diferentes instituições de ensino formal e informal. Têm vindo a organizar residências e laboratórios de pesquisa para artistas em diferentes contextos. Foram convidados a fazer a curadoria do PACAP 2 (2018/2019) e PACAP 6 (2023) - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas. Entre 2023/24 foram Artistas Residentes na Fundação Champalimaud. Em 2025 são artistas Em Casa nos Estúdios Vítor Córdon.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile