CONVERSAS COM CIÊNCIA |MICROPLÁSTICOS NO OCEANO E SAÚDE
CONVERSAS COM CIÊNCIA
com a investigadora Lúcia Guilhermino
Atividade inserida na programação da 10.ª edição do BioBlitz
Acesso gratuito
Lotação: 25 pax
Acesso: gratuito pela entrada Bartolomeu Velho, 141
Inscrições no link
Os microplásticos, pequenas partículas de plástico com cerca de 5 mm, são poluentes globais, estando presentes no ambiente marinho em geral.
Estas pequenas partículas são ingeridas por diversos tipos de animais, causando diversos efeitos adversos na sua saúde, como são exemplo a neurotoxicidade e a toxicidade reprodutiva. Estes e outros efeitos constituem um risco para a saúde ambiental e das pessoas que consomem produtos alimentares marinhos.
Investigadora: Lúcia Guilhermino
Parceria científica
Relacionado
Lúcia Guilhermino nasceu em Beringel, Beja (1962). Viveu cerca de três anos em Lisboa e posteriormente em Évora onde completou o ensino secundário. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1985. Foi bolseira do Instituto Nacional de Investigação Científica até 1987, altura em que ingressou no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto enquanto Assistente Estagiária. Doutorou-se em Biologia, especialidade de Ecologia, pela Universidade de Coimbra em 1997. Obteve o título de Agregado em Ecologia/Planctologia no ICBAS, Universidade do Porto em 2004. É professora catedrática do ICBAS e Investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto. É Diretora do Laboratório de Ecotoxicologia e Ecologia do ICBAS, Diretora do Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais da U. Porto, Diretora do Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais da U.Porto, Coordenadora Científica pela Universidade do Porto no Mestrado Erasmus Mundus “Joint Master Degree in Environmental Contamination and Toxicology” da União Europeia. No CIIMAR é Presidente da Comissão de Ética, Investigadora Responsável pela Linha de Investigação “Global Changes and Ecosystem Services” e pela Equipa de Investigação “Ecotoxicology, Stress Ecology and Environmental Health” (ECOTOX). É também Vice-presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, entre outras funções a nível nacional e internacional. Os seus principais interesses de investigação são os efeitos combinados da contaminação ambiental por produtos químicos (e.g. microplásticos, nanomateriais, fármacos, pesticidas, metais, etc) e das alterações climáticas globais na saúde ambiental, animal e humana, de acordo com o conceito “One Health”. Lúcia Guilhermino publicou mais de 200 artigos completos em revistas científicas internacionais indexadas (WoS e/ou Scopus) num total de mais de 400 publicações.