A HIPÓTESE DO QUADRO ROUBADO (PIERRE KLOSSOWSKY)
Modos de Rever: História(s) da Arte no Cinema
Com José Bragança de Miranda (professor e ensaísta) e António Cerveira Pinto (crítico de arte) e moderação de Isabel Lopes Gomes
O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Sétima sessão apresentada no contexto do ciclo de cinema e conversas Modos de Rever: História(s) da Arte no Cinema, concebido por Isabel Lopes Gomes. A sessão contará com uma breve apresentação, à qual se segue a projeção do filme "A Hipótese do Quadro Roubado (Pierre Klossowsky)" (1978) de Raul Ruiz, seguida por uma conversa com o professor e ensaísta José Bragança de Miranda e o crítico de arte António Cerveira Pinto, com moderação de Isabel Lopes Gomes.
L'Hypothèse du Tableau Volé (Pierre Klossowsky) | A Hipótese do Quadro Roubado (Pierre Klossowsky)
Raul Ruiz | FRA | 1978 | 66'
Dois narradores, um deles visto, o outro oculto, discutem as possíveis ligações entre uma série de pintura. O narrador em campo passa por reproduções tridimensionais de cada pintura, com pessoas reais, por vezes em movimento, num esforço de explicar o significado da série.
Relacionado
Nasceu em 1976. É Doutoranda na Universidade de Coimbra no Colégio das Artes, no Doutoramento em Arte Contemporânea, e membro do CEIS 20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Realizou documentários sobre artistas, entre os quais: Arte Vida / Vida Arte - Alberto Carneiro (2013); Spiritual Exercises - Bosco Sodi (2014); Rua José Escada - José Escada (2015) e Pintar a Ideia - Manuel-Casimiro (2018). Em 2024 irá estrear o seu último documentário – Retrato de Ausência - sobre a obra do artista Nikias Skapinakis. Realizou e apresentou diversos magazines culturais exibidos na RTP: ZOOM; Estação das Artes; Documentários sobre a Bienal de Veneza e o Photo Espanha assim como a Série Design PT exibida em 2015 na RTP2. Foi curadora em 2019 da exposição: Da história das imagens (o fotográfico na obra de Manuel Casimiro) apresentada no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva.