Lançamento de livro “Gretta Sarfaty” (2024)
Conversa com a artista Gretta Sarfaty, Lui Tanaka e Nuno Centeno
Acesso gratuito, sujeito a inscrição no link
Serralves acolhe na Biblioteca do Museu a apresentação em Portugal, do mais recente livro da artista greco-brasileira Gretta Sarfaty.
A sessão contará com a presença da artista que estará à conversa com Lui Tanaka, escritora e curadora de arte e Nuno Centeno, galerista.
Gretta Sarfaty é a mais abrangente monografia feita sobre a obra da artista greco-brasileira, que celebra mais de 50 anos de produção e cuja obra esteve recentemente em apresentação na exposição inaugural da Coleção de Serralves na Ala Álvaro Siza: Anagramas Improváveis.
Publicado pela Act. Editora, o livro inédito revisita sua carreira desde os anos 1970, quando entrou no circuito artístico internacional, até suas experimentações mais recentes.
Sobre a trajetória artística traçada ao longo desta publicação, Sarfaty comenta e convida: “Este painel metalinguístico não é apenas um reflexo da minha jornada, mas também uma provocação ao observador. Apresento-me ao mundo sem receios, desafiando as noções convencionais de vulnerabilidade e força. Cada fase da minha vida é um reflexo da minha alma inquieta e criativa. Confronto o destino e danço com ele, deixando um legado de eternidade criativa e inspiração.”
A equipa envolvida na elaboração do livro contou com uma marcante liderança feminina. Com projeto gráfico de Camila Regueira e edição de Marina Dias Teixeira e Yasmin Abdalla, a publicação bilíngue (português e inglês) oferece uma análise abrangente da trajetória de Sarfaty, com um texto panorâmico feito pela pesquisadora e organizadora do livro Mirtes Marins de Oliveira, um prefácio assinado pela própria artista, além de ensaios das curadoras Patricia Wagner, Isobel Whitelegg e Maria Íñigo Clavo. Cada ensaio debruça-se sobre uma série ou obra marcante no desenvolvimento do corpo de trabalho de Sarfaty. Enlace (1978), Through a Glass Darkly (2010) e Goya Time (1985) evidenciam o caracter experimental da artista ao exemplificar o uso de diferentes técnicas.
Uma seção de obras ricamente ilustrada reforça a produção multifacetada de Sarfaty ao apresentar pinturas, fotografias e registos de performances. Entre as mais de 200 obras, estão séries de pinturas e vídeos nunca expostos ao público, entrelaçadas com obras já icónicas produzidas ao longo de 50 anos de carreira.
Relacionado
Nascida na Grécia em 1947 em uma família judaica, Gretta Sarfaty chegou ao Brasil aos sete anos de idade. É reconhecida por sua abordagem experimental e engajamento com questões de gênero. Desde meados dos anos 1960, a artista tem explorado diversas linguagens artísticas, transitando entre pinturas, gravuras e desenhos, e até formatos mais digitais, como fotografia, performance, vídeo e NFT . Ao longo de 50 anos de carreira, Sarfaty se consolidou como uma figura influente nas cenas experimentais das artes visuais. Um tema recorrente em sua obra é o questionamento das representações estereotipadas da mulher e a busca pela essência feminina, muitas vezes expressa através da manipulação de autorretratos que se metamorfoseiam nas diversas mídias e suportes em que a artista explora suas investigações estéticas. Seu trabalho provoca reflexões sobre identidade, poder e feminilidade na contemporaneidade através de abordagens pouco óbvias sobre corpo e um sujeito coletivo feminino. Sobre Nuno Centeno: Nuno Centeno (n. 1979, Porto, Portugal) é fundador e diretor da Galeria Nuno Centeno, desde 2007. Foi nomeado pela Artnet como “Europe’s 10 Most Respected Art Dealers” em 2016. Em 2018, foi galardoado com o Frieze New York Focus Prize, sendo descrito como “arrojado” e “apresentando o trabalho de artistas com um diálogo interessante”, resultando numa “frescura equilibrada”. Nesse mesmo ano, Nuno foi selecionado para a “40 Under 40 Europe 2018”, pela Apollo International Art Maganize, como uma das quarenta figuras mais inspiradoras da Europa. Integrou o comité de seleção da feira de arte ARCO Lisboa, assim como o conselho consultivo do departamento de cultura e arte da Câmara Municipal do Porto. Nuno Centeno é filho de Sobral Centeno, um artista português de renome.