Conversas e Conferências

CONFERÊNCIA: ANTÓNIO PRETO E JOÃO MÁRIO GRILO

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 1

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
22 ABR 2023 | 18H00

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Comprar Bilhete

22abr conf Antonio Preto Joao Mario Grilo
Foto: nvstudio

22 ABR | SÁB | 18h00


ANTÓNIO PRETO E JOÃO MÁRIO GRILO

Curadores da exposição


Sendo Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1. A Bem da Nação (1929-1969) o primeiro momento de uma série de exposições, desenvolvidas em parceria com o centro de investigação CineLab, coordenado por João Mário Grilo, do Instituto de Filosofia Ifilnova da Faculdade NOVA de Lisboa, através das quais se pretende captar a atenção da comunidade universitária para o riquíssimo Acervo de Manoel de Oliveira, integralmente depositado na Fundação de Serralves, os dois curadores conversarão acerca do processo de conceção desta exposição.

Relacionado

António Preto
António Preto
João Mário Grilo
João Mário Grilo
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, além de ter colaborado regulamente, enquanto crítico, para a revista Cahiers du Cinéma.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile