ATIVAÇÃO DA OBRA Lifespan DE ALLORA & CALZADILLA
ALLORA & CALZADILLA ENTELECHY
Jennifer Allora (1974, EUA) e Guillermo Calzadilla (1971, Cuba) são uma dupla de artistas que vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. Com uma abordagem ancorada na pesquisa de campo, bibliográfica e documental, o seu trabalho investiga as intersecções entre história, política, ecologia e cultura material através do uso de diversos meios artísticos, como performance, escultura, som, vídeo e fotografia.
Na exposição Entelechy que apresenta uma retrospetiva do trabalho dos artistas, em Serralves, podemos ver Entelechy (2021), Lifespan (2014) e Blackout (2020), como exemplos da colaboração entre os artistas, que serão ativadas durante a exposição, em parceria com músicos e performers da cidade do Porto.
Em Lifespan três vocalistas interpretam uma composição de David Lang, assobiando e soprando para uma amostra de pedra do período Hadeano de há 4 mil milhões de anos. A pedra, que está suspensa do teto, flutua à altura dos ombros dos performers, como se fosse um microfone ou outro instrumento vocal. Empurrando subtilmente a pedra como se fosse um pêndulo, a respiração dos cantores pode ser entendida como uma forma poética de erosão pelo vento mas também como um canto primitivo. Ao colocar pela primeira vez em contacto humanos com esta amostra de pedra, a performance liga o momento presente ao da origem da Terra, uma época em que não existiam seres vivos para testemunhar a transformação geológica do planeta.