TUTTO QUESTO SENTIRE
LANDSCAPES
Bilheteira
Acesso: Bilhete dedicado 7,50€ ou bilhete Museu; 50% desconto para estudantes e >65 anos; entrada gratuita para Amigos de Serralves
Comprar Bilhete
LANDSCAPES é o mais recente projeto do coletivo interdisciplinar Tutto Questo Sentire, que junta peças de vídeo e performances ao vivo para formar um evento único, envolvendo os músicos Kenichi Iwasa, Coby Sey, Akihide Monna e o artista de luz Charlie Hope. As peças apresentadas incluem Genius Loci para quarteto de cordas e eletrónica ao vivo de Sandro Mussida, interpretada pelo ars ad hoc ensemble; projeção do filme Messengers + a/v live set de Rebecca Salvadori com Kenichi Iwasa; e uma performance de GAISTER, o encontro entre a soprano experimental Olivia Salvadori, o produtor e compositor Coby Sey e o baterista Akihide Monna.
Assinalando os seus dez anos de atividade e seguindo o seu percurso de intervenções site specific, o coletivo transforma uma sala da galeria do Museu de Serralves num live set aberto ao público. Durante o fim de semana, Tutto Questo Sentire apresentará LANDSCAPES na sua forma original como um evento único (sábado, 26 de outubro) e como uma série de performances individualizadas (domingo, 27 de outubro). No espaço haverá também um programa de projeções, ensaios abertos e sessões de escuta, a par de uma seleção do arquivo Tutto Questo Sentire, que será disponibilizado ao público para consulta, leitura, visionamento e audição.
Estes dois dias no Museu de Serralves constituem uma oportunidade para refletir sobre temas que têm sido parte integrante do trabalho do coletivo ao longo dos anos: a noção de sintonia com o espírito único de um lugar como base para as práticas criativas, a importância de alimentar a colaboração e a amizade, o conceito de arquivo como uma plataforma orgânica e aberta.
PROGRAMA
SÁB, 26 OUT
11:00 – 13:00 | SANDRO MUSSIDA + ARS AD HOC ENSAIO ABERTO
14:00 – 16:00 | TUTTO QUESTO SENTIRE, KENICHI IWASA, CHARLIE HOPE, GAISTER ENSAIO ABERTO
17:00 – 18:30 | TQS, KENICHI IWASA, CHARLIE HOPE, GAISTER APRESENTA LANDSCAPES LIVE PERFORMANCE
DOM, 27 OUT
11:00 – 12:00 | SPAZIO PER AZIONI LUMINESCENTI SESSÃO DE AUDIÇÃO
12:00 – 13:00 | EXERCISES ON DISPLACEMENT, TQS 2014-2019, REBECCA SALVADORI, 2020 PROJEÇÃO DE FILME
13:00 – 14:00 | SYNCHRONISED AND NOT SYNCHRONIZED EXERCISES OF ARRHYTHMIC EMPATHY, REBECCA SALVADORI, SANDRO MUSSIDA, 2017 PROJEÇÃO DE FILME
14:00 – 15:00 | EMPATHY, REBECCA SALVADORI, 2019 PROJEÇÃO DE FILME
15:00 – 16:00 | MESSENGERS, REBECCA SALVADORI PROJEÇÃO DE FILME + KENICHI IWASA LIVE PERFORMANCE
16:00 – 17:00 | GAISTER (COBY SEY, OLIVIA SALVADORI, AKIHIDE MONNA) LIVE PERFORMANCE
17:00 – 18:00 | SANDRO MUSSIDA + ARS AD HOC APRESENTAM GENIUS LOCI LIVE PERFORMANCE
OS ARTISTAS
Sandro Mussida (eletrónica ao vivo)
Rebecca Salvadori (filme, a/v)
Olivia Salvadori (voz)
Coby Sey (voz, eletrónica)
Akihide Monna (bateria)
Kenichi Iwasa (metais, eletrónica)
Charlie Hope (luz)
ars ad hoc (quarteto de cordas)
Diogo Coelho > violino
Matilde Loureiro > violino
Francisco Lourenço > viola
Gonçalo Lelis > violoncelo
Produção (TQS): Sanne Huijsmans
Coordenação técnica (TQS): Stefan Prokop
Agradecimentos:
Casa da Música
Teatro Municipal do Porto / Ágora – Cultura e Desporto, E.M.
Tricana Tapetes
Inês Leal (registo em vídeo)
Mariana Machado (registo em vídeo)
Relacionado
Equilibrando-se na linha ténue de encontro entre a experimentação rigorosa, a inovação e a tradição, o trabalho de Sandro Mussida promove uma abordagem de escuta ativa, explorando a relação entre som, espaço e contexto. Transitando entre os campos acústico/clássico, elétrico e eletrónico, compõe para orquestra, ensembles, solistas e eletrónica. As suas composições desafiam a padronização do ouvido ocidental (por exemplo, Musica Per Tre Sistemi Di Accordatura: EEEOOOSSS, Soave, 2019; Rueben, Die Schachtel, 2021), investigam o espaço como um participante ativo na experiência musical (Still~, Room40, 2024), ou exploram formas musicais tradicionais (Dare Voce, Sony Classical, 2017; What Remains, em Spazio Per Azioni Luminescenti, Osàre Editions, 2023). Mussida tem colaborado com artistas como Mark Fell, CURL, Lorenzo Senni, Oren Ambarchi, Alessandra Novaga, Nicola Ratti e Coby Sey. Desde 2014, juntamente com a artista visual Rebecca Salvadori e a soprano Olivia Salvadori, é curador e produtor de eventos multidisciplinares através do coletivo Tutto Questo Sentire. As suas obras foram lançadas pela Sony Classical, Boomkat, Tapeworm, Blume Editions, Metrica, Soave Records, Curl e Die Schachtel.