CONVERSA STRAUB-HUILLETcom Pedro Costa e António Preto

Retrospetiva Straub-Huillet

Com projeção dos filmes "Onde Jaz o teu Sorriso?" e "6 Bagatelas"

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
27 JAN 2024 | 17:00

Acesso
Bilhete (1 sessão): 3€ 
Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

 

Comprar Bilhete

2701_CONVERSA-STRAUB-HUILLET2

Última sessão da Retrospetiva Integral Straub-Huillet, com conversa entre o cineasta, Pedro Costa e o diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, António Preto, precedida pela projeção dos filmes "Onde Jaz o teu Sorriso?" e "6 Bagatelas", ambos de Pedro Costa.

Num percurso intimamente ligado, enquanto cineasta e cinéfilo, à obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Pedro Costa apresentará a sua visão sobre a filmografia do casal, uma das mais desafiantes e arrojadas do cinema moderno. Tendo dedicado dois filmes a Straub e Huillet, acompanhando de perto o seu método de trabalho, Pedro Costa refletirá acerca da importância da obra fílmica do casal, da sua intransigência de valores e das possibilidades estéticas que apresenta.

Programa

17:00 | Filmes
Onde Jaz o teu Sorriso?

Pedro Costa | FRA, POR | 104' | 2001


6 Bagatelas
Pedro Costa | POR, FRA | 18' | 2001

19:00 | Conversa

Pedro Costa e António Preto

Relacionado

Pedro Costa
Pedro Costa
António Preto
António Preto
Pedro Costa
Pedro Costa

Nascido em Lisboa em 1959, largou os seus estudos em História para assistir a aulas do poeta e realizador António Reis na Escola de Cinema. A sua primeira longa-metragem, O Sangue, teve a sua estreia mundial no Mostra di Venezia de 1989. Casa de Lava, o seu segundo filme, rodado em Cabo-Verde, foi exibido no Festival de Cannes. Os seus outros filmes incluem OssosNo Quarto da Vanda e Juventude em Marcha, que compõem a trilogia das Fontaínhas. Realizou ainda Onde Jaz O Teu Sorriso?, acompanhando o trabalho de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub e Ne Change Rien com a actriz Jeanne Balibar. Integrou a longa-metragem colectiva Centro Histórico, a par de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki e Víctor Erice. O seu mais recente filme Cavalo Dinheiro conta com um assinalável percurso internacional, tendo recebido um Leopardo de Ouro para Melhor Realização no Festival de Locarno de 2014.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile