SESSÃO DE CINEMA

LISBOA CULTURAL / NICE, À PROPOS DE JEAN VIGO

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

SESSÃO DE CINEMA COM APRESENTAÇÃO DE LILIANA ROSA

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
28 JUL 2024 | 17:00

Bilheteira

Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

2807 Filme LISBOA CULTURAL / NICE, À PROPOS DE JEAN VIGO
Fotograma de "Lisboa Cultural" (1983), Manoel de Oliveira

Décima terceira sessão do ciclo de cinema Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, com a projeção dos filmes "Lisboa Cultural" (1983) e "Nice, à Propos de Jean Vigo" (1983), ambos de Manoel de Oliveira, e apresentação da professora e investigadora Liliana Rosa.


LISBOA CULTURAL

Manoel de Oliveira | 1983 | 61’

Manoel de Oliveira realizou este documentário para a série televisiva "Capitais Culturais da Europa", numa co-produção ítalo-portuguesa, articulada entre a RTP e a RAI. Ao alçar-se sobre o passado da capital portuguesa, o filme permite traçar uma série de afinidades históricas e culturais como forma de reflexão. “Interessava-me Lisboa como centro de vários cruzamentos, de fluxos e refluxos, de passagem de outras culturas e local de conquista, por uma força que veio do Norte. (…) Julguei interessante montar vários palcos para através deles e de um tempo histórico sugerir o movimento cultural português ainda que de uma forma sucinta.” (Manoel de Oliveira).



NICE, À PROPOS DE JEAN VIGO

Manoel de Oliveira | 1983 | 58’

À semelhança de "Lisboa Cultural", também "Nice, à Propos de Jean Vigo" resulta de uma encomenda. Desta feita, o INA - Institut national de l'audiovisuel, convidou Manoel de Oliveira a retratar um lugar em França, no âmbito da série "Régards sur la France". Oliveira elegeu Nice, cujas afinidades artísticas e pessoais com o realizador português são indesmentíveis, até porque lá vivia, naquela época, o seu filho Manuel Casimiro, assim como está eternamente ligada a Jean Vigo, cineasta por quem Oliveira nutria uma grande admiração e que também tinha dedicado um dos seus filmes à mesma cidade costeira do sul de França.


Relacionado

Liliana Rosa
Liliana Rosa
Liliana Rosa
Liliana Rosa

Doutora (2017) e mestre (2009) em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Universidade Nova de Lisboa (UNL). Licenciada (2007) em Design Multimédia pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD CR), Instituto Politécnico de Leiria (IPL). É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Tomar (IPT); Investigadora Integrada no Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT); Investigadora Colaboradora no Laboratório de Cinema & Filosofia (CineLab), Instituto de Filosofia da NOVA (Ifilnova), Universidade Nova de Lisboa (UNL); e, Investigadora Colaboradora no LabCom – Comunicação e Artes (LabCom), Universidade da Beira Interior (UBI). Leciona no curso de Licenciatura em Cinema Documental, na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Instituto Politécnico de Tomar (IPT). É cofundadora e coorganizadora do Encontro Internacional Cinema e outras Artes, realizado anualmente na Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (UBI). É autora de vários artigos sobre cinema, publicados em livros e revistas. É coeditora dos vários volumes Cinema e Outras Artes: Diálogos e Inquietudes Artísticas.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile