CONFERÊNCIA - O "ÚLTIMO" FILME DE MANOEL DE OLIVEIRA
MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS
O MESTRE E A GERAÇÃO DO NOVO CINEMA PORTUGUÊSCOM PAULO CUNHA
Bilheteira
Bilhete: 3€ Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.
Comprar Bilhete
Conferência de Paulo Cunha, professor e investigador, no âmbito da exposição Manoel de Oliveira e o Cinema Português: 2. Liberdade!.
CONFERÊNCIA
O "último" filme de Manoel de Oliveira. O mestre e a geração do Novo cinema português.
Na década de 1960, a afirmação do designado Novo cinema português pressupunha uma rutura radical com todo o passado cinematográfico português. Excecionalmente, Manoel de Oliveira era poupado à mediocridade, sendo resgatado e reivindicado como património cinéfilo pela nova geração. Como estratégia de afirmação da recém-criada cooperativa Centro Português de Cinema, a nova geração concordou em fazer regressar o mestre à realização para o que julgavam ser o “último” filme do mestre: O Passado e o Presente.
Relacionado
Paulo Cunha é docente de Cinema e Media Artes no Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior, onde já dirigiu a licenciatura e o mestrado em Cinema. Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, é também coordenador do Grupo de Trabalho Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Tem trabalhado como programador de cinema no Curtas Vila do Conde, Cineclube de Guimarães e Batalha Centro de Cinema, e tem sido jurado em concursos científicos e artísticos no Instituto de Cinema e do Audiovisual, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia. Entre outras publicações, é autor de "Uma nova história do novo cinema português" (2024, Fora de Jogo) e coeditor de "20 Filmes Fundamentais do Cinema Português (2023, Livros LabCom) e de "Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century" (2020, Curtas Metragens CRL).