SESSÃO DE CINEMA

A 'ANTÍGONA' DE SÓFOCLES, NA TRADUÇÃO DE HÖLDERLIN, TAL COMO FOI ADAPTADA À CENA POR BRECHT EM 1948 (EDIÇÕES SUHRKAMP)

Retrospetiva Straub-Huillet

Sessão de cinema com apresentação de Inês Moreira

Auditório da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
05 NOV 2023 | 17:00

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Bilhete: 3€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Passe geral para todas as sessões
Público geral: 70€
Desconto de 50% para Amigos de Serralves, jovens até aos 18 anos, estudantes e maiores de 65 anos.

Comprar Bilhete

A ANTÍGONA DE SÓFOCLES, NA TRADUÇÃO DE HÖLDERLIN, TAL COMO FOI
"A 'Antígona' de Sófocles, na tradução de Hölderlin, tal como foi adaptada à cena por Brecht em 1948 (Edições Suhrkamp)" (Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, 1991)

Décima terceira sessão da Retrospetiva Integral Straub-Huillet, com a projeção do filme "A 'Antígona' de Sófocles, na tradução de Hölderlin, tal como foi adaptada à cena por Brecht em 1948 (Edições Suhrkamp)” (1991), com apresentação de Inês Moreira.


Die Antigone des Sophokles nach der Höldernischen Übertragung für die Bühne bearbeitet von Brecht 1948 (Suhrkamp Verlag) | A ‘Antígona’ de Sófocles, na tradução de Hölderlin, tal como foi adaptada à cena por Brecht em 1948 (Edições Suhrkamp)

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet | GER, FRA | 100 min. | 1991


Straub-Huillet elevam aqui a sua arqueologia estratigráfica do texto: adaptam Antígona de Sófocles, na tradução de Hölderlin, e tal como Brecht a levou à cena. Apesar de filmado no anfiteatro de Segesta, na Sicília, o filme nunca deixa de unir e comentar as várias temporalidades que o texto apresenta e sugere, sem nunca perder de vista o presente e os seus perigos. “Para nós, um filme é, sobretudo, um encontro com um local. Quando todos estes elementos, o local (espaço), o teatro (ficção), a vida (experiências) se juntam, nasce um filme (tempo)” (D. Huillet).

Relacionado

Inês Moreira
Inês Moreira
Inês Moreira
Inês Moreira

Inês Moreira é investigadora, curadora e editora radicada no Porto (Portugal), com vasta experiência em investigação académica e em projetos culturais. Ao longo do seu percurso académico e profissional, tem desenvolvido investigação interdisciplinar nas áreas da Arquitetura, Culturas Visuais, Culturas Urbanas e Estudos Curatoriais, com foco na transformação de edifícios abandonados, estruturas pós-industriais e outros territórios construídos pelo homem. O seu trabalho curatorial é interdisciplinar e orientado para a investigação, prosseguindo processos curatoriais de produção de conhecimento. Recentemente, conquistou o cargo de Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (2023-2029) através do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico da Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia para desenvolver o projecto "[Infra]Estruturas - Transformação de infra-estruturas urbanas através da arte prática". Foi Investigadora Principal em Artes Visuais no Lab2PT Universidade do Minho (2022-23). Foi bolseira de Pós-Doutoramento no IHA/NOVA/FCSH (2016-2022) com o projeto individual: "Curating and revitalizatingbuildings - Intervening in post-industrial space in Europe in the 21stcentury", onde fundou e coordenou o novo cluster de investigação “Curadoria do Contemporâneo: sobre Arquiteturas, Territórios e Redes”. Na última década, tem sido membro ativo em diferentes redes europeias, como líder de grupo de trabalho no Fórum Europeu de Práticas Avançadas [Cost Action 18136] (2019-2023). A sua formação inclui: Doutoramento em Curatorial/Conhecimento pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, 2014. Mestrado em Arquitectura e Cultura Urbana pela Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, 2004. Mestrado em Arquitectura pela Universidade do Porto, 2001. Pós-graduação os estudos foram financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT): Pós-Doutoramento, Doutoramento, Mestrado. Tem orientado projetos de investigação de alunos de doutoramento e mestrado desde 2008. Lecionou em diferentes Universidades: Professora Auxiliar Convidada na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (2022-2023). Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2014-2022). Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007-2009). Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2009-2011).

Site pessoal: inesmoreira.org


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile